
O que fazer quando o casamento está em crise
Os sinais de uma crise no relacionamento.
O que muitos não sabem, eu Micheli quero esclarecer pra você hoje, quais são os comportamentos que acontecem antes da crise, e que podem estar sendo alimentandos silenciosamente neste exato momento sem que você perceba.
Existem muitos sinais que indicam que as coisas não estão indo bem num relacionamento, e para muitos pode ser um grande choque perceber que deixaram as coisas chegar a esse ponto, chamado crise casamento.
Lidar com essa situação, para muitos casais cristãos, pode ser tão difícil quanto encontrar as forças necessárias para trabalhar o resgate do casamento. Por isso o que tenho para te falar é tão importante, pois saber o que pode causar uma crise, ajuda o casal a ter mais clareza e obter melhores respostas para a solução dos problemas.
O que pode desencadear uma crise no casamento? São vários motivos. Mas, vou citar uma das principais causas:
Esfriamento do amor
Foi o Senhor Jesus quem falou que o amor de muitos se esfriará com o aumento da iniquidade (Mateus 24:12). Ele tratou de forma geral acerca dos eventos que haveriam de ocorrer até o fim dos tempos. Sabemos que tudo o que se refere à sistema do mundo conspira contra um relacionamento cristão: redes sociais, ideologias, literaturas, o caos se instalou na (sociedade pós moderna.) Enfim!
Tudo isso cria uma sensação angustiante de crise, e que o casamento está FALIDO, mas obviamente não está. Mas o mundo moderno, a sociedade, as pessoas venderam essa ideia de falência, e sabe o que é pior? Muitos já compraram e não estão dispostos a pagar o preço da “renúncia” no casamento. Casamento deve estar alinhado sobre o presente e futuro, isso está ligado diretamente com livro ( 1 Co. 13) “Amor é um dom de Deus e é a base de todo relacionamento saudável.”
O que você precisa fazer:
1º Passo: Encarar a crise, e intencionalmente a tratar.
“Toda mudança que um casal cristão faz juntos, pode gerar propósitos eternos.”
(James Marlon e Micheli Kleis)
2º Passo: Buscar estratégia para vencê-la.
“Seu casamento é fortalecido à medida que os dois aprendem a transformar tragédias em triunfos e tornam-se vencedores em vez de vítimas”. (Barbara Russel Chesser)
Para um casal cristão, a estratégia de regate do casamento só será possível com a prática da Palavra de Deus: Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor. (Atos 3:19)
Arrependimento de pecados cometidos entre o casal, ou um dos cônjuges. Perceber as coisas contraditórias, fechar as brechas de uma relação. Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar. (1 Pedro 5:8)
Pode parecer clichê para um cristão, mas um casamento sem Deus sucumbe no primeiro “terremoto”. A intimidade física, emocional e espiritual estão estreitamente vinculadas entre si no relacionamento a dois e são cultivadas simultaneamente por marido e mulher e Deus.

Micheli Kleis
Curso Fundamental de Teologia;
Especialização em aconselhamento para casais e famílias;
Casada Pastor James Marlon Kleis, filho Matheus Kleis.
Autores de:
Deus, o Criador da Família!
Aquele que guarda Aliança até mil gerações.
365 Oportunidades para transformar o Casamento!
Evoluir- Transformar- Amar. Devocional para casais.