Artigos

  • Home
  • Artigos
  • A atuação do Espírito Santo em missões
A atuação do Espírito Santo em missões

A atuação do Espírito Santo em missões

No Salmo 96, o salmista convoca o povo de Deus a proclamar a sua salvação dia após dia, a anunciar entre as nações  a glória de  nosso Deus e entre os povos as suas maravilhas. Quando obedecemos a essa convocação, estamos fazendo missões. Pois missões é tudo que a igreja realiza a serviço do Reino de Deus. Contudo, também falamos a respeito de missão em um sentido específico: a atividade de anunciar o evangelho  entre povos e culturas.

A igreja de Deus na terra é o instrumento que ele usa para a propagação do seus evangelho até os confins da terra. Sabedores disso, estamos cientes da nossa grande responsabilidade, mas não se assuste!  Pois, na realização dessa tarefa, Jesus nos outorgou um grande aliado.

É impossível desassociar missões da atuação do Espírito Santo, pois é no poder e na força dele que anunciamos o Cristo ressurreto. Antes da sua ascensão, Jesus exortou a seus discípulos a permanecerem em  Jerusalém “ até que do alto” eles fossem revestidos de poder (Lc 24.49). É do alto que vem a força e o poder para realizarmos as obras que Deus nos confiou. Por um ato da graça divina Deus nos deu o seu Espírito para sermos suas testemunhas na nossa casa, na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade, em nosso país e em outros países.

Não se realiza obra de Deus sem a ação sobrenatural do Espírito Santo de Deus. No momento em que nascemos de novo, o Espírito Santo de Deus veio habitar em nós (Ef 1.13)  e é ele quem nos enche de coragem para testemunhar de Jesus (2 Tm 1.7).

É através dele que a igreja recebe ousadia e direção para anunciar o evangelho. Não há missões sem a ação do Espírito Santo. É ele quem faz a chama arder em nossos corações, é ele quem nos capacita por meio de seus dons, é ele quem separa e  envia o seus obreiros ( At 13.2) e ele quem os sustenta para permanecerem firmes apesar das dificuldades, para serem dignos do seu chamado.

O Espírito Santo também atua na vida daqueles para os quais anunciamos o evangelho, é ele que os convence do pecado, é ele quem os revela Cristo, que os guia ao exercício da fé e do arrependimento. Nós anunciamos a Palavra na força e no poder do Espírito,  e enquanto realizamos essa honrosa atividade, o Espírito vai soprando vida e colocando fome e sede nos corações daqueles que nos ouve.

Não há missão sem o Espírito Santo. Não se pode realizar missão sem depender da força, poder, orientação e capacitação do Espírito. Muitas vezes não somos tão frutíferos quanto poderíamos ser, porque confiamos em nossos planos, conhecimento e estratégias e nos esquecemos de que o que precisamos é da ação do Espírito Santo.

Lembre-se, a missão é de Deus, e aprouve a ele  nos capacitar com o seu Espírito a fim de fazer de nós seus cooperadores.

Por,

Elisama Brito;
Pregadora da Palavra;
Missionária em Timor Leste.