Artigos

Superando os traumas do passado

Superando os traumas do passado

“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17)

Não raramente observamos cristãos feridos — pessoas que nasceram de novo, servem a Jesus e amam a Deus — mas que, apesar disso, não estão vivendo a plenitude de vida que Deus tem para elas.

Ao contrário, estão aprisionadas em suas dores e traumas, os quais de alguma forma as golpearam. Esses traumas podem ter sido causados por alguém ou por fatores do mundo caído em que vivemos, visto que estamos sujeitos às aflições.

Assim, podemos ser salvos em Cristo e, mesmo assim, carregar sentimentos negativos por anos, alimentando-os e vivendo em infelicidade e autopiedade, culpando outros e as circunstâncias da vida.

Pessoas que ficam presas a esses traumas não avançam na vida espiritual, emocional e até mesmo em seus relacionamentos com os outros.

Não superar os traumas acaba se tornando uma pedra de tropeço. Caminha-se até certo ponto, mas não além.

A vida passa a girar em torno de sentir pena de si mesma, desejando que Deus e outros também sintam o mesmo, como se fosse a vítima da história.

A grande verdade, porém, é que Deus não sente pena. Ele sente amor por nós. E nos ama de tal forma que não quer que permaneçamos nessa situação. Ele deseja que superemos o passado, por mais difícil que tenha sido. Deus quer nos ensinar e nos ajudar a avançar para o futuro que Ele preparou para cada uma de nós.

Um de nossos piores inimigos são seus nossos sentimentos e emoções, por isso precisamos ter a nossa mente conduzida pelo Espírito Santo (2 Coríntios 10:5).

Para superarmos os traumas do passado, precisamos primeiramente reconhecer que precisamos de cura. Esses sentimentos de autopiedade não nos fazem bem. Mesmo feridas, precisamos fazer a escolha certa e desejar sair desse estado de autocomiseração.

O processo de cura e transformação interior é doloroso, pois é necessário negar a si mesma, à nossa carne, e admitir que eu preciso dar o primeiro passo. Ninguém fará isso por mim. Mas mais doloroso ainda é ficar presa a esses sentimentos negativos.

Em João 5, a Palavra relata a história de um homem que, por 38 anos, era paralítico. Quando Jesus o encontrou, teve compaixão e lhe perguntou: “Queres ser curado?” O homem começou a dar desculpas para sua situação, transferindo a culpa a outros. Porém, Jesus disse no versículo 8: “Levanta-te, toma a tua cama e anda.” O Senhor colocou a responsabilidade sobre ele; ele precisava crer na Palavra de Jesus e ter a atitude de se levantar para que o milagre acontecesse.

A cura começa no momento em que reconheço meu estado e me posiciono diante de Deus, que pode transformar minha tristeza em alegria.

Outro passo para superar as dores é trazer à memória o que nos dá esperança, conhecer e prosseguir em conhecer o amor que Deus tem por cada uma de nós, Suas filhas. Quanto mais entendemos que somos amadas por Ele, menos responsabilizaremos os outros e as circunstâncias externas pela nossa felicidade. A alegria do Senhor será a nossa força!

“Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”

Outro fator importantíssimo para superar os traumas é o perdão. Se minha dor foi causada por alguém, em algum momento da minha vida, eu preciso perdoar para ser livre e receber a cura. Perdoar é libertar a si mesma, entregando a sua dor e a pessoa que a feriu nas mãos de Deus.

Deus não deseja que vivamos aprisionadas a nenhum tipo de trauma ou dor. Ele oferece paz, alegria e domínio próprio. Ele deseja que vivamos uma vida plena Nele, baseada no Seu amor e em tudo o que Ele já fez e fará por nós, se decidirmos fazer a escolha certa diante Dele.

Há um propósito em tudo. A dor que hoje nos fere será testemunho para ajudar outras pessoas que Deus colocará em nosso caminho, e o nome de Jesus será glorificado através da sua vida.

Decida hoje superar seus traumas e suas dores. Ore por isso. O Espírito Santo, que é o seu Ajudador, estará contigo nesse processo de transformação!

Por,

Katiuscia Carlesso
Esposa de Pastor Setorial da IEADJO;
Comunicação UFADVILLE.