
A importância de cuidar da alma
Em Provérbios 23:7, afirma, “Assim como você acredita na sua alma, assim é, …” Alma, constitui a identidade. Alma também é o centro das emoções/sentimentos, vontades, aquilo que está no coração.
O ser humano é um ser Biológico, Psíquico, Social e Espiritual. Na vida espiritual, Psiquê é sinônimo de Alma, já para Psicologia, Psiquê significa mente, ego.
Para entendermos na prática, Alma é o lugar que sentimos o que vivenciamos na vida desde o nascimento até os dias atuais. Com isso, percebe-se a importância de conhecer a alma, e o cuidado com tudo o que nela há.
A composição do Ser humano é de forma integrada, logo se a Alma está adoecida, o corpo também estará. O versículo acima afirma que se acreditarmos no que a alma sente, torna-se a verdade sobre o que o Ser Humano é. Se a Alma estiver saudável, espontânea, leve, o biológico responderá a este estado, pois acredita que é Feliz, saudável. Há os alerta em Provérbios 17:22 dizendo que “O coração alegre é um bom remédio, mas o espírito abatido faz secar os ossos”.
Contudo, entendemos que uma vida em equilíbrio entre alma, corpo, relacionamentos e fé, proporcionará felicidade ao Ser humano que muitas vezes busca a felicidade autêntica fora de si. Seria a busca da saúde integrada.
Para se ter equilíbrio, será necessário cuidar da Alma, assim como se faz necessário cuidar do corpo. Porém a Psicologia percebe ainda grande resistência das pessoas em dar importância aos cuidados com sua vida psicológica, com sua alma. Existe muito preconceito em aceitar que possuímos vulnerabilidades e precisamos de cuidados.
A influência da cultura também impede a busca por ajuda, repetindo conservas culturais de gerações passadas onde se perpetuam pensamentos como: “não se deve pedir ajuda, por parecer fraco”, ou “quem procura ajuda é louco”, ou “se” você ora e tem Deus, não precisa de ajuda” e esta resistência bloqueia o potencial que o Ser humano tem em avançar em todas as áreas da sua vida.
Por outro lado, os cuidados com a Alma desbloqueiam canais de espontaneidade e saúde mental, bem como há avanços na vida profissional, espiritual, os relacionamentos se tornam harmoniosos e a pessoa passa a se conhecer melhor, conhecer suas emoções e fazer gestão delas.
Já o autoabandono, que é devastador, acontece quando o Ser humano ignora quem ele é, com isso passa a não reconhecer sua identidade e o que sente, não prestam atenção em si, em suas emoções e respostas biológicas. São pessoas que não se cuidam, desprezam os cuidados com a sua essência, gerando quadros de mínima ansiedade/depressão ou até quadros graves. E como consequência passam a ter a desconexão com a vida espiritual.
Por isso a importância do cuidado com a Alma, citamos alguns passos para cuidarmos da Alma:
Fazer contato com seu interior e conhecer suas emoções.
Permitir-se sentir, liberar emoções reprimidas.
Alimentar sentimentos de gratidão, esperança e fé para mudar o estado mental.
Orar, meditar na Palavra de Deus.
Liberar perdão, elaborar os Traumas, ressignificar sentimentos que alimentam dor, mágoas e ressentimentos.
Buscar o sentido da vida e do propósito.
Podemos fazer isso de forma técnica, procurando ajuda profissional ou no momento da oração, onde se está em contato com os sentimentos, podendo se expressar na presença de Deus, chorar, liberar toda tensão emocional, estresse e autorregular o emocional em oração. Passando a sentir paz, leveza, plenitude, alegria, equilíbrio.
Alma e Espírito estão integradas, logo se a alma ficar bem o espírito se conecta a Deus de forma mais intensa e consistente.
Portanto precisamos ter o cuidado com o nosso interior. Buscar o equilíbrio para que tudo prospere e vá bem. Para que se tenha saúde integrada.
Em 3 João 1,2 destaca um desejo de Deus: “Caríssimo, desejo que prospere em todos os teus empreendimentos, que estejas bem e igualmente que tua alma prospere” portanto Alma adoecida impede a Prosperidade, pois paralisa a vida como um todo.
Cuide-se, Jesus te ama e tem vida plena para você!

Carla Andréa Verplohz
Psicóloga Clínica Psicodramatista
CRP 12/11024