Artigos

Jabez e o poder da oração

Jabez e o poder da oração

Na Bíblia, encontramos uma pequena biografia que nos ensina uma lição profunda sobre o poder da oração. Em 1 Crônicas 4:9-10, conhecemos a oração de Jabez, um trecho que nos mostra que podemos ser lembradas não apenas pelas nossas ações, mas também pelas orações que fazemos.

Essa oração aparece de forma inesperada, no meio de uma longa genealogia, logo após 44 nomes. É como se, em meio à formalidade, Deus fizesse uma pausa proposital para nos ensinar algo: uma oração sincera tem poder para romper com um passado de dor e nos conduzir a uma vida cheia de bênçãos, uma vida que glorifica o nome do Senhor.

A oração de Jabez pode ser dividida em quatro partes. Cada uma delas nos ensina a orar de maneira transformadora:

  1. Clamor pela bênção de Deus: “Oh! Tomara que me abençoes…”

Jabez não ficou preso às dores do passado. Ele se voltou a Deus com um pedido corajoso: uma bênção. Quantas vezes nós mesmas ficamos aprisionadas por lembranças dolorosas, deixando que o ontem dite como será o nosso hoje? É tempo de parar de lamentar e começar a clamar.

Sabemos que o Senhor tem prazer em abençoar o Seu povo. Então, por que insistimos em carregar o que passou, quando podemos hoje mesmo buscar o que o Pai quer nos dar? Jabez buscou a Deus e pediu a Sua bênção.

  1. Clamor pela prosperidade de Deus: “… e me alargues as fronteiras”

Ao continuar sua oração, Jabez expressa o desejo de crescer, de ir além. Alargar fronteiras significa romper com limites, remover o que nos paralisa. E, muitas vezes, esses limites estão nas dores do passado: culpa, medo, angústia e tantos outros sentimentos que nos impedem de avançar.

Mas, assim como Jabez, podemos orar pedindo que o Senhor nos leve além das barreiras que enfrentamos. Nosso passado não define quem somos, o que Deus declara sobre nós em Sua Palavra, sim.

  1. Clamor pela presença de Deus: “… que seja comigo a tua mão”

Não há riqueza maior do que a presença de Deus. Um coração cheio dessa presença é liberto da amargura e transformado pela doçura do amor divino. O nome de Jabez foi dado por sua mãe após um parto muito doloroso. Seu significado é “causar dor” ou “trazer sofrimento”. Ainda assim, ele entendeu que a ação de Deus em sua vida podia mudar toda a sua realidade.

Assim como ele, precisamos entregar o controle da nossa vida ao Senhor e permitir que Sua graça nos inunde por completo. Quando a mão de Deus está conosco, Ele se torna suficiente.

  1. Clamor pela proteção de Deus: “… e me preserves do mal, de modo que não me sobrevenha aflição”

Essa parte final da oração de Jabez nos remete à oração que Jesus ensinou em Mateus 6:13: “E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal.” Vivemos em um mundo repleto de desafios e enganos. Muitas vezes, as armadilhas vêm do nosso próprio coração, e outras vezes do inimigo, que age para nos afastar da vontade original de Deus.

Por isso, é essencial orarmos pedindo discernimento e proteção, para que sejamos guardadas do mal e das vozes que nos levam novamente ao sofrimento.

A breve, mas intensa biografia de Jabez termina com estas palavras: “… e Deus lhe concedeu o que lhe tinha pedido.”

Querida irmã, você também pode viver essa transformação. Assim como Jabez, ore com fé.

Deus está atento ao seu clamor e Ele pode te curar, restaurar e conduzir a uma nova vida, cheia de sentido e de bênçãos, que glorifique o nome dEle.

Com carinho,

 

Por,

Paola Budal da Silva;
Esposa de Pastor;
Professora dos cursos Mulher Única e Preciosas;
Discipuladora e palestrante.