Artigos

Aprendendo com Jeoseba

Aprendendo com Jeoseba

Ela foi uma princesa, filha de Jeorão, Rei de Judá e neta de Jeosafa. Com a morte de seu pai, o irmão dela, Acazias veio a ser rei.  

Seu nome significa “O Senhor é meu Juramento”, e sua vida foi tremendamente usada para o cumprimento de uma grande promessa de Deus 

A sua história ganha destaque, quando a rainha Atalia tem uma atitude cruel.  Após a morte de Acazias, Atalia  vai dar ordem para matar todos os descendentes da  linhagem  real, para satisfazer sua ganância pelo poder.

É nesse cenário, que Jeoseba, em  uma atitude corajosa, vai salvar seu sobrinho Joás e o esconder no templo. 

Jeoseba agiu em silêncio e, por seis anos, Joás estava  sendo criado e discipulado por ela e seu esposo, longe dos olhos da rainha ímpia. A vida do menino foi salva por uma mulher que não apenas o protegeu fisicamente, mas o ensinou a temer ao Senhor, preparando-o para o momento em que seria revelado ao povo e ungido como rei legítimo de Judá.

A coragem dessa mulher, arriscando a sua própria vida, garantiu a continuidade da dinastia de Davi e promoveu uma reforma espiritual em Judá. Sua história é um exemplo de como a fé em Deus pode mudar o destino de uma nação. 

Que possamos ser como Jeoseba: fiéis, discretas, ousadas no Espírito, e prontas para proteger e preservar tudo o que Deus colocou sob os nossos cuidados, até que a promessa se manifeste em plenitude.

Por,

Keila Antunes
Esposa de pastor setorial em Joinville;
Pregadora da Palavra