
Orar fora da vontade de Deus
“E tudo que pedirem em oração, se crerem, vocês receberão.” (Mt 21:22)
Esse versículo pode ser erroneamente interpretado. Primeiramente precisamos entender o que é oração e para que ela serve. A oração é uma forma de nos comunicarmos com Deus, de adorarmos, de louvarmos seu Nome, de confessar nossos pecados à Deus e pedir ajuda; de interceder por outros e também de pedir algo para Deus. Mas, por que nem todas as nossas orações são respondidas?
No livro de Tiago, capítulo 4, versículo 3, está escrito: “Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.” Aqui já temos uma resposta à nossa pergunta. Muitas das nossas orações são feitas por motivos egoístas; pedimos algo que não precisamos, simplesmente para satisfazer nosso ego.
Deus se compromete em dar uma vida digna aos seus filhos, não uma vida de luxo. Não estou querendo dizer que é pecado possuir coisas que nos deem conforto, porém precisamos sempre avaliar a intenção do nosso coração. Além disso, existem pessoas que não podem ter uma vida mais próspera, porque infelizmente acabam se afastando de Deus. Outras, porém, quanto mais Deus as abençoa financeiramente, mais são gratas e mais servem ao Reino. Na oração, tudo depende da motivação do nosso coração.
Outro motivo que pode impedir nossas orações é a falta de perdão. Em Mateus, capítulo 5 e versículos 23 e 24, Jesus diz: “Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e ali te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta”. A falta de perdão pode criar uma verdadeira barreira às nossas orações. Então, se você tem perseverado na oração, porém sem resposta, avalie se não precisa pedir ou liberar perdão para alguém.
Por fim, a terceira razão pela qual nossas orações podem ser impedidas, seria o fato de não sabermos qual a vontade de Deus para as nossas vidas. Em algumas situações, a vontade de Deus é muito clara para nós, porém, em outras, realmente não sabemos. Nessas situações, devemos orar pedindo que Deus faça a Sua vontade em nossas vidas, ainda que ela seja diferente da nossa. Perceba que muitas vezes você não fará uma oração egoísta e a intenção de seu coração realmente será boa; porém Deus é onisciente e só Ele sabe o que realmente é melhor para nós. Então, aceitar a vontade de Deus é uma escolha sábia.
Quando nos rebelamos contra a vontade do Senhor, e queremos que nossa oração seja respondida a todo custo, fazendo muitas vezes pela força do nosso próprio braço, precisamos estar cientes das consequências. A lei da semeadura não falha. Nossas orações devem ser feitas em nome de Jesus, e essa é uma boa maneira de saber se nossas orações estão de acordo com a vontade de Deus: Jesus faria essa oração? Ele pediria o que estou pedindo? O que estou pedindo me aproxima de Deus ou me afasta dEle?
Tudo que Deus faz é para Sua própria gloria; então, será que nossas orações têm sido feitas para a glória de Deus ou para a nossa própria glória? Em suma, a oração não deve ser egocêntrica, e sim, cristocêntrica; e deve fluir de um coração puro e livre de mágoas e rancor, onde há perdão e paz. Esses são princípios infalíveis para uma vida de oração eficaz.

Monique Carvalho é casada com Éder Carvalho, mãe da Hellen e do Nicolas, e tem auxiliado muitas mães e famílias no sublime propósito de cuidar de um lar e da família para a glória de Deus.