Artigos

  • Home
  • Artigos
  • O QUE ACONTECERÁ COM VOCÊ APÓS A MORTE?
O QUE ACONTECERÁ COM VOCÊ APÓS A MORTE?

O QUE ACONTECERÁ COM VOCÊ APÓS A MORTE?

A morte é uma realidade inquestionável da qual ninguém poderá escapar. Não há dinheiro, ciência ou poder humano que possa interferir na finitude da vida. Sabendo que a vida tem fim, resta uma pergunta que ecoa na alma e exige uma resposta que ultrapasse o raciocínio humano: o que acontecerá conosco depois que morrermos?

Uns dizem que tudo termina aqui nesta terra, mas a Bíblia declara algo bem diferente (Jo 11.25,26; Rm 6.23; 1 Co 15.26). Outros dizem que o corpo perece, mas a alma retorna reencarnando num processo de “aperfeiçoamento”, porém a Bíblia, a Palavra de viva de Deus assevera categoricamente que isto é mentira: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo” (Hb 9.27).

O escritor de Eclesiastes diz que na morte o corpo volta ao pó e o espírito volta para Deus, que o deu (Ec 12.7).  Deus disse que as almas lhe pertencem e a alma que pecar, essa morrerá (Ez 18.4, 20) e Ele está falando da separação definitiva na eternidade entre o ser humano e seu Criador, conforme Jesus falou: “e irão estes para o tormento eterno, mas os justos, para a vida eterna (Mt 25.46).

De acordo com as Escrituras, a morte não é o fim, mas uma porta para a eternidade. Após o último suspiro, a alma entra em um inevitável destino eterno, com Deus ou separado definitivamente dEle. O céu e o inferno não são metáforas, mas realidades espirituais. A escolha do destino eterno é feita aqui e agora, enquanto há vida. A todos é dado o direito de optar. Deus diz que põe diante do ser humano a vida e a morte, a bênção e a maldição e cabe a nós a escolha (Dt 30.19).

A boa notícia é que Deus, em Seu infinito e insondável amor, proveu uma forma de nos achegarmos a Ele. O pecado entrou por um homem no mundo, tornando-nos todos destituídos da comunhão com Deus, mas Ele enviou Seu Filho Jesus para morrer na cruz e ressuscitar ao terceiro dia, “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3.16). Ele nos fez agradáveis a Si no Amado Jesus (Ef 1.6) e, justificados mediante a fé no Salvador, temos paz com Deus (Rm 5.1).

Estar preparado para a eternidade significa ter um encontro verdadeiro com Jesus, é necessário reconhecê-Lo como Salvador e Senhor, confessá-Lo publicamente, como Jesus falou (Mt 10.32). Não se trata de religião, mas de relacionamento com Deus. É abrir o coração, arrepender-se dos pecados e entregar a vida a Cristo, pois Ele é o único caminho para chegar a Deus (Jo 14.6).

Para quem está em Cristo, a morte não é uma tragédia, mas uma passagem gloriosa, como bem diz o apóstolo Paulo: partir e estar com Cristo é incomparavelmente melhor (Fp 1.23). A esperança do cristão é viva, firme, cheia de paz. Quando o corpo descansa no pó, a alma está garantida para a vida eterna num lugar onde não há dor, lágrimas nem sofrimento (Ap 21.4).

Se hoje você quiser, pode receber a vida eterna através de Jesus Cristo. Assim, nunca mais sentirá medo da eternidade. Decida-se hoje por Cristo e viva com a certeza da salvação que foi conquistada por Jesus na cruz do calvário. Hoje é dia de salvação! “Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb 3.7,8).

Por,

Régia Carvalho, serva de Deus, psicóloga,
Casada com o Presbítero Johannes Castro.