FÉ QUE ACENDE OUTRAS VIDAS
“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus”. Mateus 5.16
A fé cristã genuína se manifesta, ilumina caminhos e alcança outras vidas; não é possível permanecer silenciosa, confinada à intimidade do coração. Especialmente entre mulheres, o testemunho pessoal tem um poder singular de tocar corações, gerar identificação e despertar esperança. Jesus disse que nós somos a luz do mundo e que não é possível esconder uma cidade edificada sobre um monte (Mt 5.13,14).
Uma fé viva acende outras vidas! Sim! Acende a esperança, a alegria, a confiança, a paz que excede o entendimento. Acende o amor curando feridas da alma. Já parou para pensar, minha querida, quanto Deus valoriza o seu esforço em ser uma representante dEle aqui nesta terra? Ele diz especialmente a você: “Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome” (Ap 3.8). Em cada lugar onde sua fidelidade a Deus iluminou outras vidas, houve um registro no Memorial de Deus e Ele é fiel e justo para galardoar o seu feito.
Fé é uma palavra muito importante na Bíblia Sagrada (Hb 11.1-6) e sem ela é impossível agradar a Deus. A fé que nos leva a Cristo, nosso Redentor, nos justifica diante de Deus (Rm 5.1,2). A fé como dom de Deus nos conduz aos milagres e maravilhas que só Deus pode realizar e o faz usando-nos como instrumentos em Suas mãos (Mc 16.17,18; 1 Co 12.4-11).
A fé como fruto do Espírito pode ser traduzida como fidelidade e fala do relacionamento pessoal em estreita comunhão com Deus. Fé que acende outras vidas passa por esses três caminhos: quando uma mulher, salva por nosso Senhor Jesus Cristo, vive sua fé com coerência, sua vida se torna um testemunho vivo. Outras mulheres observam sua postura, sua perseverança, sua confiança em Deus, suas atitudes nos relacionamentos, e são impactadas mesmo antes de ouvir palavras.
O testemunho de uma vida marcada pela presença de Cristo gera sede de Deus. Lembra da mulher samaritana junto ao poço? “E muitos dos samaritanos daquela cidade creram nele, pela palavra da mulher, que testificou: disse-me tudo quanto tenho feito” (Jo 4.39). O testemunho daquela mulher não foi uma pregação elaborada, de cunho teológico. Foi honesto, simples, verdadeiro. Da mesma forma, minha irmã, quando você compartilha o que Deus fez e faz, você desperta em outras pessoas o desejo de conhecer ao Senhor.
O melhor ambiente onde a fé mais impacta está no cotidiano: o lar, o trabalho, a vizinhança, a igreja, os relacionamentos. Quando nós escolhemos responder com graça em vez de amargura, com oração em vez de desespero, com mansidão em vez de ira, com paz em vez de ansiedade, nem precisamos falar muito. Fé que acende outras vidas é evidenciada em atitudes práticas, tornando-a uma referência para outras mulheres que enfrentam conflitos semelhantes.
Lembre, minha amada irmã, nosso testemunho não se apoia em nossas forças, mas na ação do Espírito Santo e na fidelidade à Palavra de Deus, como falou o apóstolo Paulo aos de Tessalônica (1 Ts 1.5). Fé que acende outras vidas nasce de uma caminhada constante com Deus: oração, intimidade com a Palavra e sensibilidade à voz do Espírito Santo. É fé madura que transmite segurança, esperança e direção às mulheres que estão feridas, cansadas ou afastadas de Deus.
Cada uma de nós, alcançadas pela graça salvadora de Deus, temos a responsabilidade de sermos luz onde estivermos. Deus usa histórias para tratar histórias quebradas, transforma dor em testemunho e lágrimas em sementes de fé. Quando decidimos viver nossa fé com autenticidade, humildade e amor, passamos a ser instrumentos de Deus para acender a fé em outras vidas. Você, minha querida, carrega a fé que pode acender muitas outras vidas. Mãos à obra! Deus abençoe você e sua casa.

Régia Carvalho, serva de Deus, psicóloga,
Casada com o Presbítero Johannes Castro.