A procrastinação e seus malefícios
A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor… (Rm 13:8).
Você já percebeu que existem pessoas que conseguem fazer muitas coisas em pouco tempo? São pessoas que planejam suas tarefas diárias e nos poucos momentos de folga ainda encaixam algo mais. Deve ter visto também pessoas que, embora tenham muito tempo, não conseguem cumprir um cronograma. Sempre deixam para comprar na última hora aquele presentinho de aniversário, por exemplo.
Existe diferença entre uma vida planejada, na qual se estabelecem prioridades e se pode deixar para amanhã o que não precisa fazer hoje, e uma vida de procrastinação na qual se deixa para depois aquilo que não se quer fazer agora.
O texto bíblico em referência nos exorta a não dever nada a ninguém. Ou seja, devemos estar em dia com os nossos compromissos, não devemos deixar para depois aquela visita a uma amiga ou procrastinar a compra daquele item essencial para a casa e que vai facilitar a vida familiar.
Na verdade, a relevância do texto vai muito além das coisas cotidianas, pois não há melhor coisa que repousar tranquilamente sabendo que nada ficou para trás. Tudo aquilo que não é resolvido no momento certo gera um sentimento de culpa e até mesmo uma frustração e com o passar do tempo se torna um peso difícil de carregar.
Jesus nos disse que o fardo da vida deve ser leve, portanto devemos vencer a procrastinação e a melhor forma é a mudança de hábito. É fundamental fazer um levantamento de tudo o que precisa ser feito e depois estabelecer prioridades e não vale desistir no meio do caminho porque algumas coisas são trabalhosas.
Depois que tudo está no seu devido lugar, a sensação de leveza é muito grande; após aquela conversa difícil, mas amorosa, com alguém da família percebemos quão maravilhoso é estar em paz com as pessoas. Não dever nada a ninguém significa ser livre!
Pare por um momento e reflita: há alguma coisa em sua vida que vem se arrastando há tempos e você não consegue resolver? Não importa o motivo, se é preguiça, sensação de incapacidade ou, ainda, se algo muito complicado. Tenha coragem, encare o problema de frente e se for difícil ouça a voz do coração, ele sempre vai lhe dizer o que fazer.
Mariluce Rodrigues Schulze
Servidora pública estadual;
Bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Regional de Blumenau;
Bacharel em Direito pela UniSOCIESC;
Pós graduada em Teologia pela Universidade Estácio de Sá.