Artigos

Andai no Espírito

Andai no Espírito

Na Bíblia, aprendemos que existem apenas dois modos de viver a vida que Deus nos deu: ou guiados pela carne, fazendo tudo o que desejamos sem temer a Deus, ou guiados pelo Espírito, manifestando as boas obras.

Em Gálatas 5:16, o apóstolo Paulo deixa claro que não podemos viver alimentando os dois lados. Não podemos agradar a dois senhores, pois eles são opostos entre si. Se dizemos que cremos em Deus e recebemos o Seu Espírito Santo, devemos viver de acordo com o que a palavra nos ensina: morrer para nós mesmos e nossas vontades, andar no Espírito e permitir ser moldados por Ele para alcançar a maturidade na fé.

A maturidade está em entender que ser livre não é fazer tudo o que queremos, é dar ouvidos aos desejos do nosso coração. Se fazemos isso, somos escravos de nós mesmos, escravos do pecado e não vivemos pelo Espírito.

Todas estamos familiarizadas com aquele versículo que diz: “Tudo me é lícito, mas nem tudo convém” (1 Coríntios 6:12). Se recitamos tal versículo com tanto entusiasmo, devemos vivê-lo com o mesmo afinco. Andar no Espírito é saber dizer não à carne, é morrer para si mesmo.

Nos últimos anos, observamos que o egoísmo tomou conta da humanidade; as pessoas só querem viver para satisfazer seus desejos. Pessoas assim não vivem e não andam no Espírito, pois o Espírito aponta para a cruz de Cristo, e o homem que satisfaz sua própria natureza não quer Jesus, muito menos a cruz.

Essas pessoas dizem servir a Deus, mas não se pode viver para Deus sem antes morrer para a carne. Não se pode viver para Deus sem andar no Espírito, e não podemos alegar que andamos no Espírito se manifestamos as obras da carne.

“Ora, as obras da carne são conhecidas e são: imoralidade sexual, impureza, libertinagem, idolatria, feitiçarias, inimizades, rixas, ciúmes, iras, discórdias, divisões, facções, invejas, bebedeiras, orgias e coisas semelhantes a estas. Declaro a vocês como antes já os preveni, que os que praticam tais coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gálatas 5:19-21).

Mas o contrário das obras da carne é o fruto do Espírito. À medida que vamos andando com Deus e sendo guiadas pelo Seu Espírito Santo, enxertadas na videira que é Jesus, manifestaremos o fruto que vem dele. Como diz na Sua palavra: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos” (Gálatas 5:22-23).

Portanto, é necessário que entendamos que o trabalho do Espírito Santo em nossas vidas não é meramente proporcionar um mover; o Espírito Santo não é apenas uma emoção, um arrepio ou línguas estranhas. Isso são sim evidências, mas mais importante do que isso é a nossa conduta dia após dia, nos permitirmos ser guiadas por Ele em tudo, visto que através do Espírito somos aperfeiçoadas para o desempenho do nosso serviço para a edificação do corpo de Cristo (Efésios 4:12).

Andar no Espírito é abrir mão de si mesmo, é sacrificar a carne e viver com Deus para a glória de Deus. É trazer consigo a marca de Cristo, pois é isso que Ele é, como um selo em nós (Efésios 4:30).

O Espírito aponta para Cristo, e se andamos com Ele, nossa vida também deve apontar. Devemos ser aquelas que apontam o caminho do arrependimento e da vida maravilhosa e recompensadora com Jesus. Que trabalho magnífico o Espírito Santo opera em nós! Que privilégio poder ser guiadas por Ele em todos os momentos!

Graças a Ele, podemos ter a certeza de que o Consolador dado a nós para nos auxiliar em tudo nos ajudará a viver uma vida de santidade, uma vida frutífera diante do Pai. Uma vida guiada pelo Espírito Santo.

Por,

Cálita Albuquerque Freitas Silva
Esposa de pastor;
Mãe do Isaac;
Serva de Deus;
Graduanda em Letras.