Artigos

Desafie as suas emoções!

Desafie as suas emoções!

Você já passou por um momento onde a raiva falou mais alto e você tomou atitudes que mais prejudicaram do que resolveram a situação?

Ou então, alguém te magoou e feriu profundamente e gerou, no seu coração, uma dificuldade enorme em perdoar? E aí você passou a usar a famosa frase “não fiz nada, não devo nada”?

Isso acontece com muita frequência. Você não é única. Estes sentimentos e reações são naturais do ser humano. Somos naturalmente envolvidos por emoções porque elas são fundamentais para que nos tornemos, de fato, humanos. São elas que dão sentido real à vida.

O que nos interessa e fascina, quem amamos, o que nos irrita, o que nos move, o que nos aborrece – tudo isso nos define, nos dá caráter, constitui quem somos. Quando falamos uns com os outros, nossas conversas geralmente se concentram nas emoções.

Costumamos perguntar: “Fulana, como vai você?” Então compartilhamos, pelo menos com as que estão próximas de nós, o que nos incomoda, o que nos traz alegria, o que nos entristece e o que nos faz sorrir.

No entanto, se você é ou quer ser uma mulher virtuosa precisa ter um ponto de atenção com a forma como você tem reagido diante dos sentimentos e emoções que têm inundado a sua alma.

Isso porque a mulher cristã, segundo a Palavra de Deus, não deve ser movida por aquilo que sente, mas, antes de tudo, precisa obedecer a Palavra do Senhor. Quando me torno discípula de cristo, passo a agir conforme preciso agir e não de acordo com o que sinto ou acho.

“Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo” Pv 28:26

Preste atenção: quem age por emoção, não enxerga os fatos. A nossa natureza pecaminosa vai sempre nos encaminhar para o que é mais fácil, nunca vai nos levar a entender que precisamos perdoar, Somos orgulhosas demais para isso.
No entanto, não é o que o Senhor pede de nós e, neste caso, o caminho é mais estreito. Exige renúncia.
É por isso que o perdão é necessário, mesmo quando você foi a prejudicada da história. A humildade é essencial, mesmo diante de uma humilhação. A obediência a Deus vem antes do meu sentimento diante das circunstâncias.
Sentimentos são enganosos. Reação que o corpo expressa diante de alguma situação, completamente limitada pela sua percepção como ser humano – falho e mau.

A Bíblia diz que nós precisamos ser movidos pela DECISÃO diante dos sentimentos que inundam nosso coração. Em Jeremias 17.9 lemos: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”

Isso quer dizer que eu posso não sentir desejo de amar determinada pessoa, mas eu DECIDO amá-la porque é isso que preciso fazer: ir contra o que meu sentimento está me propondo.

As emoções são reais, mas nem sempre dizem a verdade. E ser guiado por elas, muitas vezes, causa destruição, angústia e frustração. Por isso, nos baseamos pela luz da Palavra de Deus para orientar a nossa vida.

Comece a analisar aquilo que está sentindo e quais são suas reações diante disso, e avalie se, de fato, está de acordo com o que precisa ser feito! O apóstolo Paulo alertou em 2ª Coríntios 10.5 sobre a necessidade de obedecermos a Cristo e não nossos sentimentos:

“Destruindo toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, dominamos todo pensamento humano e fazemos com que ele obedeça a Cristo.”

Não perca tempo sendo inundada por sentimentos que não passam da natureza pecaminosa. Perdoe, peça perdão, evite a ira, peça a Deus humildade e passe a viver de maneira que agrada a Deus.

Sem dúvidas, muitos problemas que existem desaparecerão e você será uma mulher virtuosa e vitoriosa. Lembre-se sempre: “Mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade”. (Provérbios 16:32).

Que Deus abençoe sua vida!

Por,
Mayara Hoffmann
Jornalista, discipuladora e palestrante para jovens e mulheres.
Instagram @mayahoffmann