Artigos

  • Home
  • Artigos
  • Deus conosco sempre, na depressão também!
Deus conosco sempre, na depressão também!

Deus conosco sempre, na depressão também!

As doenças do corpo são quase sempre visíveis, comprovadas por exames, e é inquestionável que uma mulher com seus braços quebrados precisa de repouso e ajuda. Mas, e quando sua alma se quebra? Quem enxerga? Quem entende que ela precisa de ajuda mesmo que seus braços estejam inteiros?

Temos crescido muito como igreja, reconhecendo que integralmente (corpo alma e espírito) dependemos da graça do Senhor para vencer a herança da queda. Assim como coração, rins e pulmões adoecem e oferecemos cuidados, negar a existência dos transtornos mentais entre os cristãos, ou simplesmente atribuir à “mão de Deus pesando sobre estes” ou aos demônios sua origem, é ignorante e cruel por parte de quem assim julga.

Um certo dia os discípulos viram um homem cego de nascença e perguntaram literalmente à Jesus se a causa dessa enfermidade era seu pecado ou de seus pais, e a resposta do Mestre traz à luz essa verdade: É tudo, tudo sobre Ele! “Ao passar, Jesus viu um cego de nascença. Seus discípulos lhe perguntaram: Mestre, quem pecou: este homem ou seus pais, para que ele nascesse cego? Disse Jesus: Nem ele nem seus pais pecaram, mas isto aconteceu para que a obra de Deus se manifestasse na vida dele”. João 9:1-3

Nossa plenitude será na eternidade, e enquanto vivemos e aguardamos Sua volta, o Criador tem nos dado inteligência e habilidades para discernir problemas e encontrar soluções afim de servir o corpo de Cristo e glorificar Seu nome, também nas áreas da medicina, psicologia e terapias.

Quem tem familiares de primeiro grau (pais ou filhos) com depressão tem um risco duas a três vezes maior de desenvolver a doença em relação a quem não apresenta casos na família. Isso fica claro quando falamos de hipertensão arterial, diabetes, tumores, porque não damos crédito ao falar de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais? A própria expressão “transtorno mental” gera um desconforto. Se falasse em doenças cardiovasculares, transtornos endócrinos, tudo bem, mas doença mental? Sim, como nosso corpo é vulnerável, a mente também, e devemos cuidar dela (I Ts 5.23).

Meu desejo é que cada vez mais tenhamos cristãos como profissionais bem preparados na saúde mental, da infância à idade de ouro, pois as redes sociais, o estresse e o estilo de vida do nosso tempo está cobrando um preço alto das nossa emoções.

Uma das características mais presentes durante um quadro depressivo é o sentimento de solidão. Desespero em se sentir sozinho mesmo entre muita gente. Impressão (e infelizmente algumas vezes constatação) de que sua dor não é compreendida.

Mas preciso te lembrar de que você não está sozinha! Vou repetir: você não está sozinha!

Mesmo que a ajuda aqui seja falha, os julgamentos (próprios ou públicos) sejam cruéis, Ele prometeu que estaria perto todos os dias (Mt28.20), é Emanuel (Mt 1.23, Deus conosco).

Gosto de pensar no Salmo 23:1-4 – “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem.”

A tradução mais conhecida que diz “nada me faltará” não é tão precisa quanto esta que nos traz a declaração que NADA ME FARÁ FALTA. Pois ainda que faltem coisas (saúde também), a suficiência do Cristo Ressuscitado nos trará forças e esperança para seguir caminhando para o alvo. O pior do vale, seja ele qual for, não é sua profundidade ou escuridão, mas a solidão ao caminhar nele. O salmista não se anima por ver a “luz no fim do vale”, mas em declarar à sua alma que a companhia do Senhor é a fonte da sua coragem em viver mais um dia!

O Senhor está contigo como esteve com Elias em seus dias difíceis. Mas existem alguns passos que devemos dar nesse processo, que dependem de nós mesmas, como quando Elias come o que Anjo do Senhor o serviu. Leia 1Reis 19, coma deste Pão, pois será longa a sua jornada!

Dê nome aos seus sentimentos, peça ajuda. Reveja suas escolhas, a rotina de atividade física, alimentação, trabalho, descanso e relacionamentos. Faça o seu melhor possível hoje, e quando vencer, compartilhe seu processo com outras mulheres. Deus nos dá autoridade naquilo que nos cura, e seu testemunho também será para a glória de Deus.

Por,

Dra. Tati Lemos;
Médica pediatra;
Palestrante.