
Essência Feminina
Vivemos numa época em que o papel da mulher tem sido questionado de forma contundente. Muitos argumentos têm sido levantados para defender mudanças relacionadas à identidade, maternidade, sexualidade, comportamento e carreira profissional.
São bandeiras que tentam traduzir os anseios da mulher que deseja ser protagonista de sua própria história, que quer desempenhar atividades que até pouco tempo lhe eram restritas e encontrar a sua liberdade.
Mas, na verdade, essa busca vai muito além de um mero capricho, é uma necessidade de reencontro consigo mesma, de identificação com sua verdadeira natureza porque o ser feminino não é um estereótipo construído socialmente, é mais intenso, mais profundo e eterno porque planejado por Deus.
Todas nós desejamos ser uma mulher brilhante, sonhamos ser reconhecidas por nossas habilidades e por nossas próprias conquistas. Essa aspiração parece ser atemporal, pois o texto bíblico faz uma declaração: “… deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas” (Pv 31:31).
Mulher Virtuosa quem a achará? – exclama o texto proverbial.
De fato, ela é uma joia rara de muito valor e não surge num lindo dia de primavera, nem aparece ao celebrar determinada idade.
Mas, será que depois de tantos milênios, essa mulher ainda existe?
Não só existe como nos convida a segui-la pelos caminhos da intuição, nos convoca a transformar o conhecimento em experiência, a força em compaixão e a coragem em humildade, que são os degraus da sabedoria divina. A voz dela pode ser ouvida por quem diligentemente a buscar na profundidade de seu próprio ser, pois é lá que Deus a escondeu.
Ela se revela a quem ouve o seu chamado, mas se esconde de quem tenta dominá-la ou sufocá-la, negando a sua existência e a sua origem divina.
A Mulher Virtuosa representa a essência feminina que em Deus tem raiz e pode ser encontrada por todas as mulheres resgatadas pelo evangelho, pois quando alguém se identifica em Cristo e nele se reconhece se torna uma nova pessoa (2Co 5:17), adquire um novo entendimento sobre o propósito da vida e passa a viver de acordo com os valores por Ele ensinados.
Em Cristo, e apenas nele, a verdadeira essência feminina é redescoberta! Por isso, podemos afirmar também que essa mulher ainda vive! Vive dentro dos lares, escritórios, salas de aula, empresas, hospitais, comunidades e igrejas.
Ela está em todos os lugares e ambientes onde há uma mulher corajosa que tem fé, que ousa amar, cuidar, planejar, organizar e administrar, que se esforça em viver uma vida com propósito e intensidade!

Mariluce Rodrigues Schulze
Servidora pública estadual, bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Regional de Blumenau, bacharel em Direito pela UniSOCIESC, pós graduada em Teologia pela Universidade Estácio de Sá. Integrante do Círculo de Oração Feminino da IEADJO, templo Sede e professora do Curso Preciosas.