Febe: uma mulher que servia no ministério
A Bíblia cita o nome de uma mulher chamada Febe. Na carta de Paulo aos Romanos, no capitulo 16 l, versículos 1 e 2, o Apóstolo Paulo recomenda aos irmãos daquela igreja, uma mulher, que era “diaconiza”, e chama Febe de serva. O texto não fala sobre o contexto de vida desta mulher, de sua infância ou sua família, porém, ao recomendá-la Paulo a chama de irmã e serva, uma pessoa boa e digna de atenção e confiança.
Ao destacar Febe como nossa irmã, entendemos que Febe creu em Jesus e na mensagem de salvação. Também ao ler o texto sabemos que Febe servia a Igreja de Jesus em Cecreia e era uma mulher corajosa, ao fazer uma longa viagem.
O Apóstolo Paulo descreve a irmã Febe como benfeitora, hospitaleira servindo a muitos irmãos na fé. Paulo enfatiza que ele foi servido por Febe. Que privilégio desta mulher servir o apostolo Paulo! Eu e você temos oportunidade de servir nossos irmãos na fé, como alguém nos recomendaria? Você já pensou nisso?
Vamos destacar outra característica relevante desta mulher – confiança! Paulo confiou-na a responsabilidade e a honra de levar sua carta aos cristãos que estavam em Roma. A confiança é uma marca que deve ser aplicada às nossas vidas todos os dias, pois com a confiança vem a honra.
Febe deixa uma lição maravilhosa em apenas dois versículos da Bíblia, ela era prestativa e estava sempre pronta para ajudar e servir a Igreja.
Às vezes, algumas mulheres sentem-se sobrecarregadas com as tarefas e responsabilidades do dia a dia. Pensam que a vida tem pouco sentido e desejam viver uma vida plena, por julgarem que a vida que tem não é suficiente. Há outras que procuram o sentido da vida na moda, na beleza, segundo as regras da mídia, sempre sentindo-se vazias, insatisfeitas e buscando encontrar uma identidade que as complete.
No entanto sabemos que a vida plena e abundante é encontrada somente em Jesus Cristo, Ele é o caminho a verdade e a vida. Quer um sentido para a sua vida? Amarás (sirva) ao Senhor teu Deus, de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu entendimento. (Mateus 22,37)
Querida leitora, decida servir plantado amor em tudo que faz, seja amável, confiável, intercessora, hospitaleira, decoradora, professora, discipuladora, seja serva fiel, use seus dons e talentos para a glória de Deus. O salmista, no salmo 103, destaca: “Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.”
Sirva com coragem, vontade e disposição e principalmente com obediência e temor a Deus, sendo este último o principio da sabedoria (Prov. 9:10). Eu e você fomos chamadas para servir.
Cleuza Alves de Oliveira Moura
Esposa de Pastor Setorial em Joinville;
Graduada em Pedagogia;
2° Secretaria do Discipulado Feminino da IEADJO;
Professora do Curso Preciosas da UFADVILLE;
Palestrante na área de discipulado e mulheres.