Artigos

  • Home
  • Artigos
  • Aprendendo com Hulda: profecia e discernimento espiritual
Aprendendo com Hulda: profecia e discernimento espiritual

Aprendendo com Hulda: profecia e discernimento espiritual

Hulda, uma  profetisa  mencionada na Bíblia, era conhecida por seu caráter fiel e ousado. Sua história pode ser encontrada em 2 Reis 22:14-20 e 2 Crônicas 34:22-28. Apesar de ser mencionado apenas brevemente no Antigo Testamento, o caráter e as ações de Hulda trazem exemplos significativos para as mulheres, servas de Deus, nos dias de hoje.

Como  mulher de fé, Hulda ganhou reconhecimento por seu dom profético durante o reinado do rei Josias, que foi um dos poucos reis de Judá tementes a Deus. Durante o reinado do Rei Josias, o Livro da Lei foi redescoberto no templo. Esta descoberta perturbou profundamente o rei, que reconheceu que o povo de Judá não estava obedecendo aos mandamentos e estava, portanto, sujeito ao julgamento de Deus.

Em busca de orientação, Josias enviou uma delegação para consultar Hulda, que através do seu dom de profecia, ajudou o rei e a nação a compreender a Palavra do Senhor. A interpretação de Hulda do Livro da Lei confirmou que Deus traria desastre sobre o povo devido à sua desobediência e idolatria. Contudo, ela também profetizou misericórdia para o rei Josias por causa de sua humildade e fidelidade ao Senhor em buscar orientação. 

A história de Hulda serve como exemplo de serva fiel a Deus

O dom profético de Hulda não foi para seu próprio benefício. Ela era uma serva de Deus. Ser profetisa significa ser porta-voz do Senhor. A sua profecia precisa e o seu envolvimento no processo de consulta enfatizam a importância do seu carácter. Hulda sabia da sua responsabilidade.

Ela era uma mulher fiel a Deus e totalmente entregue à sua vontade. Em momento algum, a profetisa abordou achismos ou fez seu próprio julgamento. Do contrário, através do discernimento espiritual entregou o que Deus tinha preparado para o seu povo. 

Assim precisa ser a vida daquela que deseja ser usada por Deus, seja em profecia, seja em orientação. O Senhor deseja nos dar discernimento e sabedoria para auxiliarmos e orientarmos os demais na caminhada, no entanto, cabe a nós a responsabilidade de buscarmos a Deus em devoção, buscando, diariamente, um caráter completamente transformado. As características de Hulda incluíam: 

Ousadia: Hulda não hesitou em transmitir a mensagem de Deus ao rei e aos seus oficiais. Ela proclamou corajosamente o julgamento que viria sobre a nação devido à sua desobediência aos mandamentos de Deus;

Fidelidade: Apesar de ser uma mulher numa sociedade dominada pelos homens, Hulda permaneceu firme no seu serviço a Deus como profetisa e professora;

Sabedoria: Hulda foi capaz de interpretar as palavras do Livro da Lei e transmitir com precisão a mensagem de Deus ao Rei Josias e seus oficiais.

O caráter e comportamento de Hulda não fica apenas no Antigo Testamento, antes, serve de modelo para nós nos dias de hoje. Sua disposição, posição diante da situação e discernimento reforça a necessidade que temos de cultivar um relacionamento íntimo com Deus, buscando a sua orientação.

Por,

Mayara Hoffmann
Jornalista;
Professora da Escola Bíblica Dominical;
Co-autora do livro Chamadas para Servir.