Artigos

  • Home
  • Artigos
  • IDENTIDADE FEMININA À LUZ DAS ESCRITURAS
IDENTIDADE FEMININA À LUZ DAS ESCRITURAS

IDENTIDADE FEMININA À LUZ DAS ESCRITURAS

IDENTIDADE

Conforme o dicionário, é o comprovante de que alguém é a pessoa que se diz ser; qualidade de ser idêntico.

Conforme nosso manual para a vida, as Escrituras:

Gênesis 1:26a e 27 Então disse Deus: “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança … Criou Deus o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

Quando pensamos em identidade, logo a pergunta vem à mente: Quem eu sou… Qual é minha identidade…?

Nossa identidade não se resume ao número do RG, filiação, naturalidade; esses são dados. Nem se limita a ser mãe, esposa, líder, executiva; esses são papéis. O que nos define vai muito além. Ela foi revelada em Gênesis, no início da história da humanidade, conforme está escrito: Deus disse “Façamos o homem (ser humano) à nossa imagem e semelhança”. Essa é a nossa verdadeira identidade, saber de onde viemos, quem somos, qual é o nosso propósito e para onde vamos.

E a única forma de termos essas respostas é conhecendo a Deus. Quando o conhecemos, tomamos posse da promessa: “Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne, nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.” (João 1:12-13)

“Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram.” (Gálatas 3:26-27)

Carregar a identidade de Deus além de ser um privilégio é uma grande responsabilidade. Quando temos esse encontro com Deus, há um resgate na nossa filiação. Ele se revela, declara “Eu Sou seu Pai, você é minha filha e te criei para um propósito, você tem uma origem divina.

“Enviei meu filho unigênito para que todo o que nele crer não pereça mas tenha a vida eterna, Jesus é a luz do mundo, quem o segue não anda em trevas”, mas é necessário fazer essa escolha diariamente de andar com Ele, andar na luz, perder a vida e entregar a vida a Ele, um sacrifício vivo.

Nele, o amor de Deus é revelado a nós. Se amamos a Deus e ao próximo, estamos em Cristo, e para isso é necessário morrer para nós mesmas para que Ele viva em nós, ou seja, é necessário matar a carne todos os dias, se diminuir para que Ele cresça, lutar diariamente para sermos parecidas com Ele.

Com Cristo, aprendemos que é melhor dar do que receber. Nessa nova vida, nossa preocupação não é a respeito de nós mesmos, mas do outro. O que temos feito em prol do outro? Buscamos tanto os nossos direitos: eu merecia isso! Eu tinha que ter aquilo! Eu quero ser isso! Eu não vou fazer isso! Eu vou fazer aquilo! Mas quais são os nossos deveres como filhas amadas de Deus?

O que posso fazer para ajudar? Como consigo mudar essa situação? Vou orar por você! Conte comigo! Te amo!

Como têm sido nossas ações e reações diante dos infortúnios com as pessoas e situações? Não é problema meu! Pouco me importo! Não vou nem perguntar?

Ou

Pode me mandar que eu ajudo, eu faço, dou um jeito, vou orar!

Nossa oração e conduta de filhas devem sempre ser embasadas no nosso PAI. Ele é solução para todas as coisas. Gosto muito de uma frase que ouvi: “que não sejamos demandas, mas recursos; que não causemos problemas, mas que levemos a solução.”

E é Dele que vêm todas as orientações. Cito uma delas em especial que o Apóstolo Paulo, primeiramente destina às igrejas da Galácia e posteriormente às igrejas de todas as gerações:

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei.” (Gálatas 5:22-23)

E para finalizar, como reflexão:

Santidade é ordem!

Como estão nossos pensamentos e comportamentos? Estão santos? Desejamos e falamos o bem das pessoas? Estamos alegres independentemente das circunstâncias? Estamos sendo comedidas, misericordiosas, compassivas, tendo zelo no trato, sempre com palavras de sabedoria, considerando o outro?

É urgente a nossa necessidade de pararmos de procurar validação em pessoas, objetos, circunstâncias ou aprovação externa.

Senhor, gere em nós uma mentalidade de filho. Queremos ser tua imagem e semelhança, nossa verdadeira e essencial identidade.

“Não, nunca foi sobre nós. Nem sobre o que podemos fazer. É tudo sobre você, tudo para você, Jesus”

Subsídios bíblicos:

“Vejam como é grande o amor que o Pai nos concedeu: sermos chamados filhos de Deus, o que de fato somos! Por isso o mundo não nos conhece, porque não o conheceu.” (1 João 3:1)

“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele.” (João 3:16-17)

“Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temerem, mas receberam o Espírito que os torna filhos por adoção, por meio do qual clamamos: ‘Aba, Pai’.” (Romanos 8:14-15)

“Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mateus 5:9)

“Porquanto quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, encontrará a verdadeira vida. Porquanto quem quiser salvar a sua vida, a perderá, mas quem perder a sua vida por minha causa, encontrará a verdadeira vida.” (Mateus 16:25)

“E este é o testemunho: Deus nos deu a vida eterna, e essa vida está em seu Filho. Quem tem o Filho, tem a vida; quem não tem o Filho de Deus, não tem a vida.” (1 João 5:11-12)

“Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.” (João 8:12)

“Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gálatas 2:20)

“Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo.” (1 Pedro 1:15-16)

“Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12:14)

“Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo: alegrai-vos. Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:4-7)

“Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.” (Mateus 22:37–39)

“Como filhos obedientes, não se deixem amoldar pelos maus desejos de outrora, quando viviam na ignorância. Mas, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, pois está escrito: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’.” (1 Pedro 1:14-16)

“Em tudo o que fiz, mostrei a vocês que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos, lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse: “Há maior felicidade em dar do que em receber.” (Atos 20:35)

Por,

Karina Bittencourt
Bacharel em Teologia;
Dirigente do Círculo de Oração do Templo Sede IEADJO;
Coordenadora do Discipulado Feminino IEADJO e discipuladora.