Artigos

  • Home
  • Artigos
  • Maria de Betânia – uma mulher que fez a escolha certa
Maria de Betânia – uma mulher que fez a escolha certa

Maria de Betânia – uma mulher que fez a escolha certa

“Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos. Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me. Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas. Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” Lucas 10:38-42

O que aprendemos com Maria de Betânia?

A narrativa bíblica mostra uma Maria que quedava-se (quedar = parar, permanecer) assentada aos pés de Jesus a ouvir-lhe os ensinamentos, e isso traz uma reflexão do qual tem sido as prioridades elementares.

Atualmente vive-se em um mundo frenético, assustadoramente veloz, ansioso, onde impera o individualismo, o subjetivismo, o narcisismo. A cultura moderna coloca o ser humano no centro do mundo, tornando-o egocêntrico sendo pautado por suas emoções, sentimentos, desejos, logo, esse mesmo ser humano se distancia do Seu Criador, do propósito original para o qual ele foi criado.

A grande maioria, ocupa o tempo com muitos afazeres, agitando-se de um lado para outro, fazendo com o que o dia se torne turbulento, árduo e por vezes azedo, no entanto, o que deveria ter primazia, logo pela manhã, antes de desempenhar todas as funções do dia, fica em plano secundário.

Maria soube discernir o necessário, colocou a adoração ao Mestre como prioridade em sua lista de ocupações, colocando de lado as coisas secundárias.

É importante servir ao Senhor com os bens, dons e talentos, sim, muito importante, porém, isso é complementar. A prioridade, as primícias devem ser tempo e relacionamento com o Senhor, através do momento diário com Ele, oração, adoração, devocional e leitura bíblica, logo, esse relacionamento não se desenvolve em meio a ocupações e preocupações.

Importante destacar que não é através de grandes feitos, aparições, sacrifícios dolorosos e em provar o desempenho que se torna agradável e legítimo a Deus.

Enquanto o mundo mede as pessoas por feitos extraordinários, Deus só quer o ordinário, uma vida de comunhão, busca, relacionamento com Ele.

Esse relacionamento, através da oração não pode ser um monólogo, onde há somente fala e petições, esperando que Ele realize todas as vontades, mas sim um diálogo, iniciando com louvor, adoração, gratidão, para depois as petições e por fim aquietar-se, ouvi-lo, estar atento ao que Ele quer falar e fazer.

“Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus para Betânia, onde estava Lázaro, a quem ele ressuscitara dentre os mortos. Deram-lhe, pois, ali, uma ceia; Marta servia, sendo Lázaro um dos que estavam com ele à mesa. Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.” João 12:1-3

Esta fez o que podia; antecipou-se a ungir o meu corpo para a sepultura. Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória”. Marcos 14: 8-9

Em outras passagens bíblicas, os evangelhos mostram que Maria fez o seu melhor, foi inspirada a honrar e fazer uma oferta sacrificial e ficou feliz derramando algo tão valioso ao Senhor, o nardo puro. Ela entendeu que não existia ninguém melhor do que Jesus, para receber tudo aquilo que havia guardado para uma ocasião especial, o momento, a pessoa e o propósito estavam ali à sua frente.

É imperioso servir Jesus com tudo que temos e tudo que somos, dedicação, entrega.

Assim como o perfume de Maria, o tempo de devoção, dons, talentos, recursos, ajuda ao próximo, anunciar as boas novas, coração quebrantado e o espírito contrito são recursos iguais e de grande valor.

Temos feito o melhor para Jesus ou desperdiçado nosso tempo com coisas secundárias tendo-as como prioritárias?

De que forma, para que e quem está sendo dedicado mais tempo? Quantas vezes consideramos um desperdício servir ao Senhor com o nosso tempo, talento, habilidades ou ouvimos de outros que não adianta servir ao Senhor porque não vamos mudar as pessoas, não vamos salvar o mundo! Sim, é uma realidade, mas Jesus pode tudo e o propósito é nos usar como instrumento nessa terra para proclamar as boas novas e o Seu Reino.

Com Maria, aprendemos que o melhor lugar para estar é aos pés de Jesus, rendido a ele. Temos o privilégio de quedar-nos aos pés de Jesus, aprender, adorar e servir de todo o nosso coração.

“… Em verdade vos digo que, em todas as partes do mundo onde este evangelho for pregado, também o que ela fez será contado para sua memória” Mc14:9 Oh! O que temos feito para impactar, influenciar a nossa geração e deixar um legado?

A escolha é nossa, que possamos sempre escolher a melhor parte!

Para terminar façamos como o Salmista: Senhor ensina-nos, pois, a contar nossos dias, a fim de que possamos alcançar um coração verdadeiramente sábio! Salmo 90:12

Por,

Karina Bittencourt
Bacharel em Teologia;
Dirigente do Círculo de Oração do Templo Sede IEADJO;
Coordenadora do Discipulado Feminino IEADJO e discipuladora.