Artigos

  • Home
  • Artigos
  • Maria – Uma mulher que viveu o propósito de Deus
Maria – Uma mulher que viveu o propósito de Deus

Maria – Uma mulher que viveu o propósito de Deus

“Diante disso, declarou Maria: Eis aqui a serva do Senhor, que se realize em mim tudo conforme a tua palavra.” (Lucas 1,38)

A Paz do Senhor Jesus, querida leitora, estamos chegando ao final de mais um ano. Com a aproximação da festa natalina e diante de tantos desafios vencidos durante o ano, convido você a meditar sobre Maria, mãe de Jesus Cristo, esta mulher humilde escolhida pelo Criador para trazer ao mundo aquele que seria o realizador do maior e mais esplêndido plano de salvação para a humanidade.

As mulheres desempenharam importantes papéis em toda a história cristã, seja em conquistas individuais ou sobre nações, pois as mulheres sempre tiveram influências relevantes. Maria, ainda muito jovem, tinha em seu coração o desejo ardente de servir a Deus plenamente e permitiu-se viver os propósitos de Deus em sua vida. Ela carregou em seu ventre, no templo de seus órgãos, o Rei do Universo, aquele que nem o universo inteiro é capaz de conter.

A serva Maria, ao pronunciar as palavras “sim” à oferta divina, passou a desfrutar do propósito de Deus em sua vida, permitindo à humanidade alcançar a salvação. Maria não fez nada, exceto pronunciar palavras de serva: “… faça-se em mim conforme a tua palavra.” Incrível o poder das palavras.

A mulher é um dos mais esplêndidos instrumentos divinos, com os quais foi preparado o caminho, primeiro para a salvação da humanidade, depois para a libertação e para a civilização. Se a mulher for infiel em suas missões diante de suas responsabilidades femininas, a sociedade e, consequentemente, a igreja falharão em sua missão.

“A temática deste ano, CHAMADA PARA SERVIR”, é muito abrangente, chegando a Maria de Nazaré. Esta incrível mulher deixa seu legado ao nos ensinar o cristianismo genuíno ao servir, gerando a promessa extraordinária e verdadeira da salvação, visto que está além da capacidade inventiva humana o propósito da salvação. Maria viveu e permitiu-se servir a Deus com um dos privilégios sagrados dados unicamente à mulher: a maternidade.

Assim, Maria se entregou e viveu os propósitos de Deus, deixando seu exemplo às mulheres. De um ponto de vista sobrenatural, não há absolutamente nada e nenhum propósito que não possa ser aproveitado para a glória de Deus. Toda a humilhação em pedras preciosas, derrotas em vitórias e todo sofrimento em marcas nos quais fazem o sofredor se assemelhar ao seu Salvador. Jesus disse: “Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossa alma.” Essas características de Jesus, manso e humilde, também se encontram em sua mãe, Maria.

Ao meditar nesta incrível mulher, mãe de Jesus, a Virgem Maria de Nazaré nos impulsiona a orar diariamente: “Fazei meu coração semelhante ao seu”, assim viveremos os propósitos divinos em nossa vida. Jesus faz uma bela comparação ao pegar uma criança em seu colo e dizer: “… se não vos converterdes e não vos fizerdes como crianças, de modo algum entrareis no Reino dos céus.” (Mateus 18,3).

Cristo torna a criança modelo, no qual nos chama a nos assemelharmos: sua total dependência de outros, sua fraqueza e sua fragilidade mostram que sem Ele nada poderemos fazer. Cristo, todo poderoso filho de Deus, escolheu fazer-se fraco a fim de ensinar a humanidade a fragilidade e total dependência de Deus. Cristo se assemelhou à humanidade em tudo, exceto no pecado.

Deus, nosso Pai, deseja que vivamos sob Sua total dependência, almejando viver os propósitos já abençoados por Ele em nossa vida terrena, a fim de glorificarmos Seu Nome em cada uma de nós. Meu desejo é que, ao ler esse artigo, Deus toque no seu coração e você diga “sim”, “cumpra em mim Teus propósitos”, e sua oração diária seja: “Fazei meu coração semelhante ao Seu.” Deus tem um lindo propósito especial para cada mulher.

Por,

Cleuza Alves de Oliveira Moura
Esposa de Pastor Setorial em Joinville;
Graduada em Pedagogia;
2° Secretaria do Discipulado Feminino da IEADJO;
Professora do Curso Preciosas da UFADVILLE;
Palestrante na área de discipulado e mulheres.