Artigos

Mulher virtuosa: uma mulher exemplar

Mulher virtuosa: uma mulher exemplar

O mês de março chegou, e com ele uma data muito conhecida por todos. Estou me referindo ao “Dia Internacional da Mulher”, que é celebrado no dia 8 de março.

Mas você sabe como surgiu o Dia da Mulher?

O Dia Internacional da Mulher foi oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1975 e é comemorado desde o início do século XX. No Brasil, é comum relacionar essa data ao incêndio de uma fábrica em Nova Iorque, em 25 de março de 1911. Neste dia, 146 trabalhadores morreram, dentre eles 125 eram mulheres. 

Este fato, trouxe à tona as más condições enfrentadas por mulheres na revolução industrial, no entanto, há registros anteriores a esse episódio que trazem referências à reivindicação de mulheres para que suas causas fossem incluídas nos movimentos de luta dos trabalhadores. O objetivo da data também é realizar debates, conferências sobre o papel da mulher na sociedade e buscar diminuir o preconceito e a desvalorização das mulheres.

Como as mulheres cristãs veem essa data?

A celebração dessa data para nós é como uma oportunidade de reflexão sobre o valor que Jesus deu às mulheres. É preciso entender o contexto social judaico e como o povo judeu entendia do valor da mulher na sociedade daquela época. Sabemos que a vida das mulheres não era fácil nas comunidades judaicas, mas Jesus traz a mulher para o centro de suas reflexões.

Os evangelhos apresentam alguns exemplos. A conversa de Jesus com a mulher samaritana no poço de Jacó (Jo 4:1-15), onde Jesus quebra vários preconceitos:

  • Ele conversou com uma mulher em público, o que era mal visto na época;
  • Ele sendo judeu e a mulher samaritana, o que torna o diálogo ainda mais incomum, já que, samaritanos e judeus tinham várias divergências

Entre outros, Jesus não permitiu que agressores apedrejassem uma mulher em praça pública (Jo 8, 1-10).

Nesta data, é importante refletir e orar em favor de mulheres que sofrem ao redor do mundo com a perda da dignidade moral, física, psicológica e espiritual.

As escrituras nos ensinam que somos mais preciosas que rubis (Provérbios 3:15), conhecemos nossa identidade em Deus e nos alegramos por isso.

Vamos falar sobre identidade?

O Salmo 139:13 diz: Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre da minha mãe.

Quando entendemos nossa identidade em Jesus, queremos viver para sua glória, sabemos que estamos aqui para um propósito e que somos peregrinas neste mundo. Vivemos uma vida de louvor porque sabemos que Ele nos fez de modo especial e admirável. Temos consciência dos problemas que nos assolam como desigualdade, preconceito e violência, porém, sabemos que Jesus já havia nos prevenido que viveríamos dias de aflições, mas nEle teríamos paz.

Nós nascemos com características físicas e intelectuais únicas, cada uma com a sua singularidade.

Mulher Virtuosa: uma mulher exemplar

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor excede ao de rubis. (Provérbios 31:10)

A Bíblia diz que a mulher virtuosa foi elogiada pelo seu marido, pelos seus filhos, por suas obras e pelo próprio Deus. Todos os dias que acordamos podemos decidir se queremos ser virtuosas, sábias, comprometidas a edificar nossas casas. As escrituras ainda nos ensinam que o homem que encontra essa mulher, encontrou a benevolência do Senhor.

Querida amiga, você pode ser essa mulher virtuosa, cheia do Espírito Santo, cheia da graça de Deus, uma serva do altíssimo.

Sabemos que os dias são desafiadores, mas que em Cristo Jesus somos mais que vencedoras. Meu conselho é que você adote um estilo de vida em adoração, com disciplina para conciliar sistemicamente todas as áreas de sua vida. Parece difícil, mas acredite, você irá se deleitar quando conseguir organizar sua vida priorizando a buscar a Deus.

A mulher virtuosa é aprovada por Deus, mas isso não quer dizer que ela é perfeita. Sua vida exala amor de Deus, amor aos outros, perdão, doação…

Te convido hoje a se esforçar junto comigo, para uma busca incansável a atitudes corretas que agradem a Deus. Posso te garantir que valerá a pena todo seu esforço e dedicação, vem comigo?

Por,

Derminda Vargas;
Acadêmica de teologia;
Preletora da Palavra de Deus;
Cantora;
Empresária.