Artigos

Mulheres Avivadas

Mulheres Avivadas

O desafio de tornar-se uma mulher avivada na atualidade é uma reflexão sobre a imprescindível busca por viver um novo tempo, em que o foco seja cultivar uma aliança incontestável com Deus através de um pleno avivamento.

A vida é repleta de questões complexas e nós mulheres, devido a nossa vida ocupada e multifacetada, nos deparamos com desafios únicos.

Podemos nos perguntar, por exemplo, quem é a mulher que Deus quer avivar? Como ser uma mulher avivada? Como apenas não sobreviver, mas também ter uma vida avivada numa época tão difícil e como aumentar a intimidade com Deus?

Se você tem feito perguntas como essas, almejando um pleno avivamento em sua vida, vamos observar a vida de algumas mulheres da Bíblia e o seu profundo relacionamento com Deus. Ensinos praticáveis que levam a tornar você mulher, uma cristã viva na presença de Deus.

À medida que essas perguntas surgem, evidencia-se a sua busca e o seu coração disponível para viver um pleno avivamento.

Essas são apenas algumas das muitas perguntas que você e mulheres ao redor do mundo fazem todos os dias. E quanto mais os anos vão passando, mais complicada parece que a vida se torna, não é mesmo?

O avivamento interessa a mulheres de qualquer idade e fase da vida. Então separe alguns minutos para desfrutar de uma vida devocional e um profundo relacionamento com Deus que lhe conduzirá a uma vida avivada e frutífera a um pleno avivamento.

Agora, é o tempo de ultrapassar as barreiras das distrações apresentadas no caminho dessa busca perseverante pelo pleno avivamento, nesse sentido, vencendo os desafios diários que conduz ao distanciamento de uma vida devocional e um profundo relacionamento com Deus.

No sentido de vislumbrar uma nova perspectiva de vida, vale ressaltar que no antigo testamento o verbo hebraico hyh (avivar) tem o significado primário de preservar ou “manter vivo”. Porém “avivar” não significa somente preservar ou manter vivo, mas também purificar e corrigir.

Esta é uma consequência natural do relacionamento com Deus, em toda vez que Deus aviva. Na história de cada avivamento, dentro ou fora da Bíblia, lemos que Deus purifica, livra do mal e pecado, tira as coisas que estavam impedindo o progresso dessa experiência tão relevante.

O verbo “avivar”, em suas várias formas, é usado mais de 250 vezes no Antigo Testamento, das quais 55 vezes estão num grau chamado piel. Um verbo nas formas do piel expressa uma ação ativa intensiva no hebraico. Nesse sentido, o avivamento é sempre indicado como uma obra ativa e intensiva de Deus.

Alguns exemplos de sua ocorrência são as clássicas orações de Davi, como esta: ”Porventura não tornarás a vivificar-nos, para que em ti se regozije o teu povo?” (Sl 85.6), e da clássica oração do profeta Habacuque: “Tenho ouvido, ó Senhor, as tuas declarações, e me sinto alarmado; aviva a tua obra, ó Senhor, no decorrer dos anos, e, no decurso dos anos, faze-a conhecida; na tua ira, lembra-te da misericórdia” (Hc 3.2).

Encontramos no Novo Testamento grego um conjunto de palavras que expressam o conceito básico de avivamento. Outras palavras gregas comparam o avivamento ao reacender de uma chama que se apaga aos poucos (cf.´anazopyréo em 2 Tm 1.6) ou uma planta que lança novos brotos e “floresce novamente” (cf. ´anaphállo em Fp 4.10).

Avivamento é tornar vivo, mais ativo, mais intenso, despertado, é um período de renovação espiritual. Ele não terminou a sua história, tem muitas páginas pela frente e você faz parte de um plano maior de Deus.

Quem é a mulher a quem Deus confiaria o avivamento? Uma mulher que tem a convicção de que o caminho do avivamento lhe fará viver uma vida frutífera no Reino de Deus.

Quando isso acontece, o poder de Deus contagia a todas as mulheres e uma consciência da presença de Deus tomará conta da igreja de uma forma impactante. Uma consciência da presença de Deus, isso é avivamento. Isso é avivamento! Quando mulheres tão comuns se dedicam a pensar nas coisas eternas ligadas a realidades eternas.

As mulheres têm se destacado cada vez mais na sociedade, dando-lhe grandes contribuições, não é diferente no meio cristão. Hoje pesquisas afirmam que mulheres já são maioria nas igrejas. Elas têm sido uma grande benção na vida da igreja do Senhor Jesus. Apesar do grande machismo existente nas culturas descritas na Bíblia, encontramos a menção de grandes mulheres que têm a nos ensinar.

Uma mulher avivada é de fé. Ela usa a fé inteligente para resolver seus dilemas e sempre vê neles oportunidades para amadurecer e se fortalecer espiritualmente. Uma mulher avivada é forte, essa força não significa necessariamente ser física, mas sim espiritual. A mulher avivada tira das situações difíceis forças para lutar e viver um tempo de renovação.

Nesse sentido, uma breve reflexão sobre a vida de algumas mulheres da Bíblia e veja como é possível alcançar uma vida avivada e uma visão equilibrada e santa na busca pelo pleno avivamento.

Muitas são retratadas como fiéis e heroicas, outras exibem fraquezas e fracassos, mas na busca de viver uma aliança com Deus venceram as barreiras da incredulidade e as restrições impostas no seu tempo.

Também entrelaçadas aos textos bíblicos, podemos captar a riqueza de suas de suas vidas, histórias e experiências que de uma forma singular nos trazem esperança e encorajamento para uma busca de um profundo relacionamento com Deus. E convide o próprio Senhor a falar-lhe por meio do caminho proposto por Ele como se tornar uma mulher avivada e cultivar essa aliança incontestável com Deus.

Vale a pena ressaltar, a história de Maria mãe de Jesus e a sua humildade. Maria, uma mulher avivada cooperando em uma missão grandiosa, foi escolhida dentre diversas moças para ser a mãe do Salvador. Uma mulher avivada vive o caminho da humildade.

Ela declarou algo que uma mulher em busca do pleno avivamento precisa declarar diariamente a Deus: “Então disse Maria: “minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, pois atentou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada…” (Lc 1.46-48).

A humildade, em colocar-se nas mãos de Deus e cooperar com o Senhor na sua grande missão, é algo realmente fascinante, nos leva a refletir sobre um avivamento que produz em nós a humildade de um coração voltado para o desejo de cooperar na missão designada por Deus a cada uma de nós mulheres avivadas nessa geração.

A perseverança de Ana na oração evidencia que uma mulher avivada vive uma vida simples, mas de grande impacto. Ela não tinha uma vida fácil, o seu esposo Elcana conforme a tradição teve duas mulheres (1Sm 1.2). Ana era estéril, algo considerado como uma espécie de maldição em sua época.

Era desprezada por Penina, a outra esposa de seu marido, e carregava grande tristeza no coração por causa de tudo isso (1Sm 1.6). Mas não desistiu de seu objetivo de ter um filho e não se entregou à murmuração, antes, foi perseverante na oração e pode declarar: “Ela concebeu e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou de Samuel, pois dizia: o tenho pedido ao Senhor” (1Sm 1.20).

Na busca pelo pleno avivamento devemos ter uma vida diária de oração, assim como Ana perseverou e viveu o milagre de Deus, o caminho da oração pode nos fazer vislumbrar o caminho de uma vida avivada.

A sua existência estava centrada no templo onde servia a Deus e a sua oração estava alinhada com o propósito de Deus para Israel, ela queria um filho e Deus concedeu um grande profeta para o seu povo. Não desista de uma vida de oração alinhada ao propósito de ser uma mulher avivada e você viverá extraordinárias experiências com Deus.

Quando lemos sobre a coragem de Maria Madalena para superar o passado, ficamos maravilhadas, a Bíblia diz que Maria Madalena era uma mulher endemoninhada. Jesus expulsou dela sete demônios (Lc 8.2). O seu legado elucida o caminho da superação, uma mulher avivada está disposta a viver o presente proposto por Deus.  Não temos muitos detalhes do passado dessa mulher, mas certamente não foi um passado que agradasse a Deus.

Ela, no entanto, teve a coragem de superar o seu passado difícil, escuro e ser uma grande serva do Senhor, uma seguidora de Jesus. Maria Madalena é mencionada sempre em companhia dos discípulos e foi a primeira a saber e crer na ressurreição de Jesus (Mt. 28.1).

Ela também é mencionada com as mulheres que serviam a Jesus com os seus bens (Lc. 8.1-3) “E aconteceu, depois disso, que andava de cidade em cidade e de aldeia em aldeia, pregando e anunciando o evangelho do Reino de Deus; e os doze iam com ele.

E também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios. E Joana, mulher de Cuza, procurador de Herodes, e Suzana, e muitas outras mulheres que o serviam com suas fazendas”.

Foi uma mulher que mostrou uma superação inigualável, um verdadeiro retrato da transformação que Deus opera na vida das pessoas. Um pleno avivamento envolve mudança, superação do passado e estar disponível para viver o futuro de esperança através da vida com Cristo.

A sabedoria de Miriã para superar as crises e contagiar outras mulheres com adoração. O faraó havia determinado que deveria matar os meninos que nascessem às mulheres hebreias (Ex 1.22). Essa ordem colocou em risco a vida de Moisés que era ainda um bebê, mas a estratégia da mãe de Moisés e Miriã, sua irmã, salvou a vida dele, mas não foi fácil.

A menina Miriã mostrou uma sabedoria grandiosa ao seguir o menino que fora colocado num cesto no rio convencendo a filha do faraó a entregar o menino à própria mãe, para que cuidasse dele por um tempo (Ex 2.7).

Ela salvou a vida de Moisés com a sua forma sábia de lidar com as situações adversas. Anos mais tarde, sua história continua a mostrar o caminho de um coração sábio e voltado para Deus, ela conduziu as mulheres de Israel ao louvor e adoração ao Senhor (Êx. 15.20-21).

Vamos observar agora, a emocionante história da prostituta Raabe e o seu temor a Deus, ela é mencionada na Bíblia como sendo uma prostituta. A Bíblia não esconde o que ela era, mas também não esconde a mudança que ocorreu no coração dela.

Na conversa que teve com os espiões de Israel que ela escondeu em sua casa com o objetivo de protegê-los, ela nos mostra um grandioso temor a Deus: “Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra” (Js 2.11). Uma grande confissão de temor ao Senhor.

Considerando que Raabe vivia em meio a um povo pagão, a declaração dela mostra quão grande foi seu temor, tão grande foi a atitude dela diante de Deus que ela faz parte da genealogia de Jesus Cristo (Mt 1.5).

Uma mulher avivava reconhece a grandeza do seu Deus e está disponível para mudanças assim como Raabe, que através da graça salvadora de Deus aproveitou a oportunidade e reconheceu o novo tempo de Deus em sua vida. Se tornou uma com o povo de Israel, alcançou o livramento para sua vida e da sua família através do temor a Deus e teve a sua história com final esplêndido.

Não podemos esquecer do fervor missionário da mulher samaritana, que nos ensina que uma mulher avivada pode evangelizar outras mulheres, ela teve um grande encontro com Jesus próximo de um poço onde foi buscar água (Jo 4.9). Jesus lhe revela os erros que ela havia cometido no passado e no presente e traz a ela uma palavra muito poderosa que impactou o coração dela.

Resultado? O fervor missionário tomou conta do coração dessa mulher, que pregou as palavras de Jesus ao Seu povo, que não o conhecia: “Quanto à mulher, deixou o seu cântaro, foi à cidade e disse àqueles homens: Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo? Saíram, pois, da cidade e vieram ter com ele.” (Jo 4.28-30).

Uma mulher avivada deseja ardentemente compartilhar o seu amor por Jesus e alcançar milhares de vidas para o reino de Deus.

Gostaria de finalizar essa reflexão observando o caráter de mulher avivada sem nome em Provérbios (Pv. 31), os últimos versos do livro de Provérbios são dedicados a louvar o caráter de uma mulher que não tem nome, mas que bem poderia ser algumas das grandes mulheres de Deus, que existiram e existem em nossos tempos.

Essa mulher apresenta virtudes no cuidado da família, do marido, dos filhos, na forma honesta e dedicada com que trabalha, no exemplo que dá ao próximo, na forma sábia com que vive sua vida etc.  Esse texto mostra um resumo das qualidades das mulheres de Deus e como elas são importantes.

E finalmente, quando conseguimos manter nossos objetivos e visão, então abraçamos todas as oportunidades de viver um pleno avivamento, crescemos e seguimos em frente, desejando contribuir com o crescimento de outras mulheres, através das lições transformadoras pelas quais passamos.

Para o teólogo James Buchanan “Um avivamento, consiste em nova vida espiritual transmitida aos mortos e de nova saúde espiritual transmitida aos vivos”. O tempo é agora, que o nosso coração esteja sempre aceso na busca pelo pleno avivamento.

Avivar é animar, renovar (Hc 3.2). O tempo é agora de você contagiar milhares de mulheres através do avivamento que Deus está derramando sobre a sua vida. Mulheres avivadas vivendo um pleno avivamento.

Muitas mulheres da Bíblia deixaram um legado de uma vida avivada como Dorcas, uma mulher avivada servindo ao próximo. E o que dizer da matriarca Sara, uma mulher avivada aguardando a promessa de Deus. Como não falar de Débora, uma mulher avivada que desempenhou a sua função com excelência, ou Abigail, uma mulher avivada que usou a sua sabedoria para apaziguar em tempo de guerra, foram muitas e a cada dia em nosso tempo surgem mulheres avivadas marcando a nossa geração e você está disponível para se tornar a mulher avivada do seu tempo?

Um versículo chama a atenção para o desejo de Deus para vida de cada mulher: “Porque derramarei água sobre o sedento, rios sobre a terra seca” (Is 44.3). Que o anseio do nosso coração seja sentir um encargo e desejo ardente tão forte que possamos estar decididas há passar bastante em oração, cultivando uma vida de devoção em todo o tempo e a nos tornarmos as próximas mulheres uma história marcada pelo pleno avivamento.

Que sejamos cada dia mulheres que têm essência e vem há muito tempo exalando o bom perfume de Cristo por onde passam através de uma vida avivada.

Mulheres avivadas vivendo um pleno avivamento!

Flávia Korb

Teóloga, 2ª Coordenadora do Discipulado Feminino e Esposa de Pastor em Joinville