Artigos

Paciência

Paciência

O que é Paciência?

Paciência é não perder a calma, não reclamar, é ter autocontrole das emoções quando for confrontado e injuriado, não devendo nada você se mantém firme, não perde o equilíbrio e a concentração.

Parece tão fácil, tão admirável, ser paciente – ou não. Quantas vezes exigimos a paciência de alguém?! Mas será que nós em alguma situação tivemos essa graça de ser paciente? Com certeza lembraremos de alguém que muitas vezes a olhamos e dizemos “esta é o poço da Paciência”… será que já nasceu assim, ou como pode ser assim? Veremos a seguir.

A paciência é a terceira parte do Fruto do Espírito (Gl 5.27), e devemos buscá-la, devemos tê-la dentro de nós. Mas, ao buscarmos a paciência, ou quando pedimos ao Senhor “dá-me Paciência” estamos provocando outra situação para nossa vida, conforme Rm 5.3 …”nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência”… Então quando pedimos ao Senhor Paciência, logo entendemos que virá alguma tribulação, lutas, problemas, das quais seremos moldados para termos a Paciência.

Seremos capacitados para um alto controle da situação, seremos forjados a produzir a paciência. Mas em Rm 5.4 e 5 continua: que a paciência produz a experiência, e a experiência a esperança, e a esperança não traz confusão porque o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado! Que coisa maravilhosa!

Passamos por um processo, que no início é árduo, nada fácil de se entender, de enfrentar. Começamos com tribulação, mas deste início desgostoso, na dependência de Deus, com sua graça, esse amargo processo se transforma em paciência, experiência e esperança. Glória a Deus!

A experiência de compartilhar o bem de Deus e suas maravilhas, através do nosso testemunho, edificar muitas vidas e a saber a esperança de uma vida cuidada pelas mãos do nosso Deus aqui nesta terra e por fim a esperança da vida eterna com Cristo. Deixo aqui para você uma meditação em Salmos 40.1 “Esperei com paciência no Senhor, Ele se inclinou para mim e ouviu o meu clamor”.

Confie, acredite, tenha calma, tenha fé, o Senhor está no controle de tudo, a hora dele vai chegar e tenha certeza que o Seu tempo é perfeito! Deixo aqui o exemplo de Jó, conhecido como o homem da paciência, ele soube esperar, soube confiar, manteve a esperança em Deus e mesmo na adversidade, mesmo na perda, mesmo na tribulação se manteve firme em Deus e o Senhor mudou seu cativeiro e o restituiu tudo em dobro. Grande experiência, grande testemunho teve nosso irmão Jó.

E o Senhor Deus é o mesmo, tenha convicção do Deus que você serve, “o choro dura uma noite, mas a alegria vem ao amanhecer” (Sl 30.5b). Se tua vida está cercada de adversidades ou tribulações, lembre-se você está sendo preparada e moldada pelo Espírito Santo para produzir o Fruto do Espírito. São processos dolorosos, porém necessários, mas que no final deste processo vai valer a pena, você vai se tornar uma pessoa Paciente, compreensiva, calma, serena e trará consigo a experiência e uma esperança renovada, cheia de ânimo, força e coragem!

Peça ao Senhor paciência, mas aceite o processo!

Deus te abençoe!

Por,

Damaris Marques Martins Weiss
Esposa do Pastor Vilmar J. Weiss, IEADJO Setor 43