Artigos

PÁSCOA: O PODER DA RESSURREIÇÃO

PÁSCOA: O PODER DA RESSURREIÇÃO

“Tudo o que quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição.” Filipenses 3:10 (NTLH)

O poder da ressurreição é um dos estudos mais profundos, pois é a base de toda a fé cristã no mundo. Sem ressurreição, não há confirmação de que Jesus realmente era quem ele era de verdade, na perspectiva do mundo. Neste sentido, durante anos muitos cientistas tentaram provar que Jesus Cristo não ressuscitou, pois sabiam que se provassem que não houve ressurreição toda a fé Cristã estaria fracassada. Todavia, no processo de suas pesquisas, eles não conseguiram refutar as evidências da cosmovisão cristã, ao invés disso, confirmaram cientificamente toda a veracidade do que aconteceu com Jesus Cristo.

Como nosso espaço de escrita aqui é bem pequeno, para provar o que estamos comunicando, sugiro que você assista ao filme “Em Defesa de Cristo”, disponível no canal aberto da internet. É uma dramatização baseada em fatos reais, em que um jornalista, na busca por tentar provar que Jesus Cristo é uma fantasia e que a ressurreição nunca aconteceu, acaba encontrando inúmeras provas que confirmam a existência e a ressurreição de Jesus Cristo, o nosso Salvador.

Para fortalecer sua fé, registro que uma forma científica de confirmação de fatos reais é a pesquisa feita pela análise das falas de testemunhas oculares (pessoas que veem o que aconteceu em determinada situação). No caso da Ressurreição de Jesus Cristo, foram diversas as testemunhas oculares que viram Jesus Cristo vivo após sua crucificação (Mateus 28:16–20; Lucas 24:33–53; João 20:19–31). Jesus apareceu a Seus Apóstolos, mostrando-lhes que ressuscitou (João 20:19-20), permitiu que Tomé tocasse em suas marcas (João 20:26-27), soprou sobre eles o poder do Espírito Santo de Deus (João 20:22) e lhes ordenou que compartilhassem os ensinamentos do evangelho a todas as nações (João 20:21).

Sobre o poder da ressurreição, é relevante destacar o encontro de Saulo de Tarso com Jesus Cristo (Atos 9:3-8). Saulo teve sua vida impactada pela presença de Jesus Cristo e pelo poder de sua ressurreição, sendo cheio do Espírito Santo de Deus (Atos 9:17). Esse homem da Lei, Judeu e também Romano (Atos 22:3-27), teve uma mudança radical de vida, passou de perseguidor de cristãos para um pregador do Evangelho de Jesus Cristo (Atos 9:20), e teve seu nome mudado de Saulo de Tarso para Apóstolo Paulo (Atos 13:13). O impacto que esse homem teve foi de tamanha intensidade, que ao escrever ao povo de Filipos, o Apóstolo Paulo confirma a existência do poder da ressurreição de Jesus Cristo e demonstra seu anseio em conhecer Cristo e o poder de sua ressurreição (Filipenses 3:10-11), querendo ser participante de Sua aflição.

Vamos refletir um instante: Que poder é esse, descrito por Paulo, cuja intensidade é tão grandiosa, capaz de ressuscitar Cristo e capaz de mudar vidas tão drasticamente? O poder da ressurreição descrito em Filipenses 3:10 é o poder do Espírito Santo de Deus que levantou Jesus Cristo dentre os mortos (Romanos 8:11), confirmando diversas profecias descritas na Bíblia Sagrada. Importa esclarecer que a ressurreição de Jesus Cristo não é algo filosófico ou um conto de fadas, mas é o fundamento basilar da fé cristã. O poder da ressurreição é o alicerce da nossa fé, e o mais incrível é que esse poder está em nós e à nossa plena disposição por termos crido em Jesus Cristo.

O Espírito Santo, enviado pelo Pai a Jesus Cristo, agiu na Sua ressurreição, assim como age em nossas vidas (Romanos 8:11). Ele pode agir em todas as situações em que nós, mortais, estamos vivendo, sendo grandes ou pequenos problemas, situações que nos amarram ou desanimam. O Espírito Santo de Deus é nosso Consolador, Capacitador e Intercessor. Ele nos anima diariamente e, certamente, um dia nos ressuscitará para termos um encontro face a face com Jesus Cristo.

Jesus afirmou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que Eu sou” (João 8:28). Essa afirmação de Jesus Cristo tem uma dupla função na Páscoa, pois pela sua morte, Jesus Cristo nos liberta do pecado e pela Sua ressurreição, Ele nos dá a vida eterna (João 10:10).

Em síntese, a fé no poder da ressurreição de Jesus Cristo é a prova de um acontecimento histórico atestado pelas testemunhas oculares (apóstolos e discípulos, que verdadeiramente se encontraram com Jesus Cristo após a crucificação), e ao mesmo tempo, é a prova de um acontecimento que prova o poder sobrenatural do Espírito Santo de Deus, pois este promove a entrada da humanidade de Cristo na glória de Deus Pai.

As provas que são mostradas na Páscoa, com o sepulcro vazio e os panos de linho no chão (João 20:5-7), significam que o corpo de Cristo escapou das correntes da morte e da corrupção pelo poder da ressurreição promovida pelo Espírito Santo de Deus. Essa é a nossa Páscoa, passagem da velha vida para a nova vida, passagem de um estado de mortos espiritualmente para vivos espiritualmente, atuação plena da Trindade para nos dar a esperança de vida eterna.

Então, prezado irmão e prezada irmã, se há algo que você considere que está morto, creia no poder da ressurreição de Jesus Cristo, confie em Deus e peça pelo agir do Espírito Santo de Deus sobre sua causa e logo verás vida onde hoje você, talvez, só veja morte.

Se você já aceitou Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador, isto é, “declarou publicamente que Jesus Cristo é filho de Deus veio ao mundo como homem, morreu e ressuscitou (Romanos 10:9-13)”, você tem em você o Espírito Santo de Deus e pode pedir por mais de Seu poder. O poder que foi prometido por Jesus Cristo: “mas recebereis poder do Espírito Santo, que há de vir sobre vós, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria, e até aos confins da terra” (Atos 1:8).

Se você ainda não avançou nesse passo de fé, confessando Jesus como seu Senhor, este artigo não chegou em suas mãos por acaso. Aceite-o agora mesmo, pois foi o Espírito Santo de Deus que o conduziu em toda essa leitura (Romanos 8:26-27).

Nessa Páscoa, desfrute da presença de Jesus em sua vida e do poder da ressurreição de Jesus Cristo, que é o Espírito Santo de Deus (Romanos 8:11), e aproveite esse período de reflexão Pascal para renovar seus votos na busca de mais poder de Deus mediante um profundo relacionamento com seu Santo Espírito.

Assim, parafraseando o apóstolo Paulo (Filipenses 3:10) “tudo o que quero é que você conheça a Cristo e sinta o poder de Sua ressurreição em você”. Desta forma, como esse poder mudou a vida do apóstolo Paulo, a nossa e a dos apóstolos, ela pode mudar a sua vida também. É necessário apenas que você deseje ardentemente conhecer a Cristo e o poder de sua ressurreição que é o Espírito da Verdade, e Ele te conduzirá por novas experiências com Ele. Feliz Páscoa!

Por,

Dra. Lucieny Magalhães
Membro do Templo Sede IEADJO;
Professora nos cursos Preciosas e CCOM da IEADJO, e professora no Ensino Superior, em cursos de direito. Advogada inscrita na OAB/SC.