Artigos

  • Home
  • Artigos
  • Paz do Espírito: uma dádiva dada por Jesus!
Paz do Espírito: uma dádiva dada por Jesus!

Paz do Espírito: uma dádiva dada por Jesus!

Quando estudamos sobre o fruto espiritual descrito em Gálatas 5:22, observamos que as características descritas no texto bíblico são decorrentes do Amor, o carro-chefe do Fruto do Espírito. “Quem vive na esfera do amor experimenta a alegria, a paz e a suficiência interior não afetadas por circunstâncias exteriores” (W. W. Wiersbe). E é sobre essa paz tão gloriosa que quero refletir com vocês.

Vivemos em um mundo conflituoso. Acessamos as redes sociais ou ligamos a TV e nos deparamos com notícias sobre tragédias na natureza, caos na saúde pública, guerras, ataques nas escolas, desemprego, violência nas famílias e tantas outras informações que nos deixam angustiados. Tudo isso nos leva a um questionamento interior: como ter paz em um mundo tão caótico como o nosso?

Vamos relembrar primeiramente as palavras do nosso Mestre Jesus em João 14.27: “Deixo a paz a vocês; a minha paz dou a vocês. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbe o seu coração, nem tenham medo.” Jesus disse essas palavras em um cenário cheio de conflitos. Havia pobreza, injustiça social, falsa religiosidade, opressão política, conflitos familiares (luto, adultério, possessão demoníaca, escassez de comida, …) e aquela que seria a maior frustração no coração dos discípulos de Jesus: o Salvador estava dizendo que iria morrer, ressuscitar e voltar para a casa do Pai (Mateus 20:17-19 e João 14:2-3).

Mas o que será que antecedeu aquela promessa de Jesus de que Ele deixaria Sua paz? E ainda: uma paz diferente da que os discípulos conheciam, desta paz terrena. Antes de falar desta paz Ele havia feito outra promessa… Ele havia prometido enviar o Espírito Santo! “E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.” (João 14.16) Que promessas gloriosas! Primeiramente receberiam o Espírito Santo, e logo depois a paz que “excede todo entendimento” (Filipenses 4.7).

Podemos constatar nas palavras do Salvador que esta paz realmente é uma dádiva vinda do Espírito Santo, para aqueles que creem no Evangelho e nascem de novo. Neste texto de Filipenses o apóstolo Paulo diz que essa paz sobrenatural “excede” todo entendimento. Quer dizer que o cristão permanece em paz mesmo em meio às guerras, e isso não pode ser entendido de forma carnal ou natural. Essa paz é tão abundante que não podemos compreender! Segundo o pastor Antonio Gilberto “A paz com Deus vem em nossa conversão. O pecador impertinente está em inimizade com Deus, visto que o pecado é uma violação da vontade de Deus conforme expresso em sua lei. Quando o pecador entrega a sua vida a Jesus Cristo pela fé, e o aceita como seu único Senhor e Salvador pessoal, a separação de Deus acaba e a paz é feita”.

Quando alguém baseia sua paz em recursos humanos e não em um relacionamento com Cristo é porque ainda não conheceu a verdadeira paz que vem de Deus. Muitos se esforçam para adquirir essa paz, mas ela é uma dádiva concedida aos que buscam uma vida de comunhão com o Pai. Em dias de tantos conflitos e responsabilidades, onde se fala muito sobre “saúde mental” precisamos pedir ao doce Espírito Santo que desenvolva em nós essa característica do fruto espiritual: uma paz inabalável! “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados em um corpo, domine em vossos corações; e sede agradecidos.” (Colossenses 3.15)

W. W. Wiersbe diz em seu comentário: “Temos o Espírito dentro de nós, o Salvador acima de nós e a Palavra diante de nós – recursos tremendos para nos dar paz!”

Um abraço fraternal, na doce paz do Senhor!

Por,

Paola Budal
Esposa de Pastor;
Professora dos cursos Mulher Única e Preciosas;
Discipuladora e palestrante.