Artigos

  • Home
  • Artigos
  • Planejando bem seu orçamento de fim de ano
Planejando bem seu orçamento de fim de ano

Planejando bem seu orçamento de fim de ano

Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Lucas 14:28

Chegamos ao fim de mais um ano de nossas vidas, período este alardeado de comemorações pelo ano que passou, confraternizações, amigos secretos, festas, presentes e, para alguns, as tão merecidas “férias”. Nesse período, a maioria das pessoas trabalhadoras contam com o recebimento de valores extras, como 13º salário, participação nos lucros da empresa e outros bônus. Contudo, é nessa hora que é preciso/precisamos dobrar a atenção no controle das finanças, fazendo um bom planejamento do orçamento familiar para o fim de ano, afim de não iniciar o ano com dívidas. Planejar é preciso!

Neste sentido, nosso mestre Jesus Cristo evidenciou a importância de um bom planejamento em uma de suas pregações quando falava sobre o Reino de Deus. Jesus mencionou que é fundamental planejar um orçamento antes de qualquer pessoa realizar uma construção “para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces, e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: – este homem começou a edificar e não pôde acabar” (Lucas 14:29,30).

Assim, tomando por base esse ensinamento de nosso Salvador, é fundamental que mulheres sábias planejem bem o orçamento de fim de ano. Para isso listamos algumas dicas:

Os planos bem elaborados levam à fartura; mas o apressado sempre acaba na miséria” (Provérbios 21:5). Seja organizada, evite gastos por impulso. Faça uma lista de suas despesas fixas (àqueles que são fundamentais para a sobrevivência: água, luz, telefone, escola, alimentos básicos, transporte). Depois faça uma lista de suas despesas que representam investimento (parcela da casa, parcela do carro e outros).

Faça uma lista de despesas com manutenção (casa, carro, computador, eletroeletrônico e outros que variavelmente precisam de troca de uma peça ou outra). Faça uma lista de despesas com impostos da casa, impostos do carro, matrículas da casa e anuidades profissionais (se for seu caso). Para que só depois você faça uma lista de suas despesas variáveis (como presentes, passeios, restaurantes e outros objetos de desejo pessoal).

Nesse processo de planejamento de seu orçamento de fim de ano, é fundamental que você identifique seus gastos, pois só assim poderá provisionar o quanto poderá gastar com o que recebe mensalmente.

Faça seus planos, mas inclua Deus nos seus projetos. Ele quer que você cresça não somente financeiramente, mas em todas as áreas da sua vida de forma íntegra e honesta. Por isso ore antes de começar essa jornada do orçamento.

Nessa fase inicial do planejamento de seu orçamento, ainda não inclua o valor das bonificações que mencionamos. É importante colocar esses valores descritos em uma planilha de Excel, ou em um caderno mesmo. O ideal é que você escreva cada bloco de despesas com uma cor de caneta e que veja o quanto tem gasto com cada grupo. Fique firme nas anotações e seja fiel em anotar todos os gastos.

Especialistas em finanças afirmam que para um bom orçamento, o ideal é fazer essa anotação durante 30 dias. Ande com seu caderno na bolsa ou sua planilha no celular, você precisa anotar até um pequeno cafezinho. Seja fiel às suas anotações, só assim poderá ver para onde estão indo seus maiores gastos e poderá fazer ajustes.

É fundamental, lembrar que você é um mordomo do Senhor. Isso significa que você é uma administradora de todos os recursos que Deus põe em suas mãos. Assim, “se vocês não forem dignos de confiança em lidar com as riquezas deste mundo ímpio, quem confiará as verdadeiras riquezas a vocês?” (Lucas 16:11). Por isso é fundamental definir bem os gastos realizados com os recursos que o Senhor lhe dá. Dízimos, ofertas, ofertas alçadas e primícias devem ser descritas na sua lista.

Mesmo você sendo um mordomo do Senhor, Ele deixa você administrar e ainda retribui a você por tudo o que você entrega à Ele e aos seus pequeninos. Há um versículo em provérbios 19:17 que afirma que “Quem dá aos pobres empresta a Deus, o qual virá a pagar com juros largamente vantajosos”. Ofertas alçadas são sempre um ótimo investimento.

Já que falamos sobre investimentos, provérbios 14:15 descreve que “O inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa”. Todo investimento tem um nível de risco envolvido. Procure informar-se bem sobre o risco envolvido.

Investimento é diferente de empréstimo. Sempre que possível compre a vista, pois assim você não pagará a mais pelo produto que está comprando. Em provérbios 22:7 está escrito que “O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta”.

Financiamentos e Cartões de crédito são uma forma de empréstimos. Apenas faça empréstimos que você consiga pagar, que caibam dentro do orçamento sem comprometer os outros grupos de seu orçamento, como despesas eventuais de manutenção e despesas com saúde, por exemplo. Ou por uma ansiedade você adquire objetos que não precisa “por estar em promoção” e quando precisar de seu recurso, não o terá, e acabará por ter que fazer um empréstimo. Evite compras por impulso e empréstimos!

Programar suas compras é uma ótima dica que te damos, pois você não comprometerá os grupos de seu orçamento. Faça uma lista de itens que precisa, cole-os em um lugar visível. Com o passar do tempo talvez você riscará alguns itens da lista percebendo que são supérfluos e não fazem falta.

Sugerimos que você faça, também, uma lista de itens da manutenção. Essa lista também é mutável, a depender do item da manutenção. As vezes trocar um adorno de casa pode esperar, logo muda a moda e você verá que nem quer mais. Itens de segurança como pneus de carro, trocar chuveiro, lâmpadas são essenciais. Aproveite esse fim de ano para por em dia alguns itens de segurança de sua casa e seu carro, ao invés de comprar presentes para todo mundo.

Uma dica que damos é você economizar e fazer seus próprios presentes. Além de ficar mais econômico, você aprende um novo item/uma nova habilidade e quem recebe ficará muito mais feliz com seu empenho pessoal em fabricar àquele presente. Provérbio 11:24 descreve “Há quem dê generosamente, e vê aumentar suas riquezas; outros retêm o que deveriam dar, e caem na pobreza”. Invista em pessoas, pois a generosidade dá lucro de amor e gratidão. Sem generosidade, a pessoa pode até ter muito dinheiro, mas será pobre nas coisas mais importantes da vida.

Ademais, honre seu trabalho ou emprego, pois “Para o homem não existe nada melhor do que comer, beber e encontrar prazer em seu trabalho. E vi que isso também vem da mão de Deus” (Eclesiastes 2:24). De um bom testemunho de mulher cristã, certamente você será recompensada. Mulheres sábias administram bem seu orçamento.

Por fim, faça uma lista de sonhos e projetos, assente/sente-se e calcule o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para realizar. Senão tiver tudo, dilua o valor desse sonho em meses, anos e vá poupando até realiza-lo sem deixar de prever cada grupo desse orçamento.

Deus é seu mentor nessa jornada de planejar bem seu orçamento, chame-O para lhe direcionar. Salmos 37:4-5 descreve “Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará”. Ele é o maior interessado em ver você realizar seus sonhos e prosperar!

Por,

Dra. Lucieny Magalhães
Advogada; Professora nos cursos Preciosas e CCOM;
Docente na Faculdade no Curso de Direito;
Membro do Templo Sede IEADJO/SC.