Artigos

Você sabe quem foi Débora da Bíblia?

Você sabe quem foi Débora da Bíblia?

Débora foi uma mulher sábia, que realizou grandes obras sem se envolver diretamente, uma de suas habilidades era trabalhar em equipe, envolvendo outras pessoas, por isso se tornou uma mediadora, conselheira e planejadora.

Débora tinha uma vida de intimidade com Deus  e está entre as mulheres mais excelentes entre o povo hebreu. O nome Débora vem do hebraico e significa abelha.

Débora desenvolveu um papel importante num momento difícil da história de Israel, que a colocou em destaque. Podemos conhecê-la no livro de Juízes, onde tem proeminência como profetisa, que aparece na lista dos juízes de Israel, pois foi a quarta e única juíza que Israel teve e viveu no período de 1125 AC.

Nessa época o sacerdócio não funcionava, não havia rei dominando sobre o povo, então, eram liderados por juízes que eram pessoas influentes usadas por Deus, que se tornavam líderes políticos, espirituais e militares.

Uma das evidências que perpassa o tempo da liderança de Débora era a fraqueza e covardia que caracterizavam os homens naqueles dias, sobre essa ótica podemos dizer que seu ministério foi,  além de permissão de Deus, um tipo de protesto contra essa vergonhosa realidade.

Débora foi reconhecida como profetisa, pois tinha o dom do Espírito de Deus. O livro de Juízes relata que ela se assentava a baixo das palmeiras de Débora entre Ramá e Betel nas montanhas de Efraim e ali os israelitas de diversas tribos a procuravam em busca de uma solução para suas causas, ou seja, Débora era responsável por arbitrar as disputas daquele povo.

Apesar de Débora ser considerada uma juíza de causa ordinária e não militar, ela ficou marcada por ser a pessoa que foi capaz de resolver os problemas de fragmentação das tribos de Israel, reagrupando-as e chamando-as novamente à adoração e fidelidade a Deus. 

Ficou conhecida com a liderança da vitória esmagadora do povo de Israel sobre Sísera , então foi chamada de libertadora de Israel.  

Lembrando que o povo de Israel havia sido oprimido pelos Cananeus durante 20 anos e o comandante do seu exército, Sísera, tinha 900 carros de ferro. Os israelitas não tinham nada, mas essa história confirma mais uma vez que tudo o que precisamos é de Deus.

Dentre tantas lições interessantes que aprendemos com Débora quero citar três:

  • Autoridade verdadeira vem de Deus

Ela se tornou líder porque era sábia e ouvia a voz de Deus.

  • Liderança sábia para delegar

Um bom líder não tenta ser o melhor em tudo, impedindo outros de exercer seus dons. 

  • Liderar pelo exemplo 

Liderar não é apenas dar ordens. É preciso dar o exemplo. Débora não se limitou a dizer que Deus iria ajudar os israelitas a vencer.

Querida amiga quero incentivá-la a conhecer as histórias das mulheres da Bíblia, Débora era corajosa e estava disposta a se sacrificar pelos outros. Ela encorajou outros a obedecer a Deus. E  quando eles fizeram isso, ela os elogiou pelo que tinham feito. 

E acima de tudo, era uma mulher temente a Deus, foi uma profetisa que o Deus de Israel, Jeová, usou para revelar qual era a vontade dele em assuntos relacionados ao Seu povo.

Por,

Derminda Vargas;
Acadêmica de teologia;
Preletora da Palavra de Deus;
Cantora;
Empresária.