Artigos

  • Home
  • Artigos
  • Relacionamento a chave para ganhar mulheres para Cristo
Relacionamento a chave para ganhar mulheres para Cristo

Relacionamento a chave para ganhar mulheres para Cristo

[…] porém Rute se apegou a ela. (Rute 1:14)

Quem foi a mulher que Rute se apegou? Noemi foi uma mulher israelita que viveu mais de mil anos antes do nascimento de Cristo. Sua história, junto à de sua nora moabita, Rute, está registrada no livro de Rute. Este livro no Antigo Testamento nos dá muita informação a respeito da cultura, do estilo de vida das pessoas daquele tempo, e o relacionamento de Noemi e Rute. Sendo assim, nos conduz a riqueza de imprescindíveis lições na jornada de uma vida relacional eficaz.

Noemi vivia com seu marido na pequena cidade de Belém em Judá, uma província da nação de Israel. Nessa época, Israel era governada por juízes escolhidos por Deus para liderar os israelitas. Ocorreu uma grande escassez de alimentos em Judá, e por essa razão, o marido de Noemi levou-a com seus dois filhos à terra de Moabe, um país vizinho, onde as pessoas que lá viviam, não adoravam ao Deus verdadeiro.

O livro de Rute nos faz lembrar o “Dia de Ação de Graças”, com imagens da terra e da colheita. Existe um paralelo entre a fartura da terra e a fartura do povo de Belém. Nas parábolas de Jesus, as histórias de um semeador e os quatro tipos de solo, da videira e dos ramos, das sementes crescendo secretamente, e dos lavradores e ceifeiros. Da mesma forma, o salmista compara o cristão a uma árvore plantada junto a ribeiros de águas (Salmo 1).

Curiosamente, o clímax do livro de Rute ocorre na eira, onde os grãos eram erguidos e jogados ao vento da noite de forma que a palha fosse levada. Ela é uma mulher amorosa e tem muito a nos ensinar em seu relacionamento com Noemi. Existem importantes informações profundas do pequeno, mas rico, livro de Rute.

Há uma pergunta que ecoa na nossa mente: como posso ganhar mulheres para Cristo através de meus relacionamentos? Para uma compreensão dessa pergunta é necessário se importar com nossos relacionamentos, e desenvolver um estilo de vida relacional, amizades profundas com outras mulheres e relacionamentos pacíficos onde estamos inseridas. Porque você é mulher, e portanto se relaciona, eu sei que também se importa.

Muitos diminuíram os relacionamentos e amizades femininas, dizendo que são superficiais. Porém, creio que Deus nos deu o livro de Rute (o nome Rute significa “uma amizade feminina”) para transpor essa falácia, mostrando o poder que pode ser liberado através do amor e da fé de uma mulher.

O exemplo de Rute vem à minha mente quando penso em relacionamento como uma chave eficaz para ganhar mulheres para Cristo. Quando demonstramos amor ao próximo, podemos olhar para Rute e como foi restaurada conhecendo a Deus através do amor de Noemi. Ela se relacionava, pois relacionamento tem a ver com o coração. Não é possível refletir sobre relacionamento sem pensar em acolhimento e hospitalidade. Relacionamento é o ato ou efeito de relacionar-se, de ser hospitaleira, acolhedora, a vital capacidade de conviver bem com seus semelhantes.

É imprescindível para ganhar mulheres para Cristo, pensar e viver diariamente relacionamentos que envolvam a hospitalidade, uma perfeita junção para uma vida relacional frutífera. No grego, a hospitalidade significa “o que gosta dos convidados”. Jesus amava todos os tipos de “convidados”. Ele era frequentemente interrompido por pessoas com necessidades; e Ele consistentemente os atendia com uma recepção calorosa, sensibilidade às necessidades e sempre com uma palavra importante antes de os despedir.

Jesus é nosso exímio exemplo de uma vida pautada na construção de relacionamentos transformadores. Talvez você já tenha lido sobre relacionamentos muitas vezes antes, mas hoje é um convite para viver à semelhança do mestre, se tornar uma mulher amável e acolhedora.

A cada manhã, nos deparamos com muitas pessoas inseridas no nosso dia-a-dia e oportunidades surgem a cada instante na nossa jornada de ganhar mulheres para Cristo. O que as mulheres do Norte e do Brasil Central têm em comum com as mulheres do Sul? E o que todas elas podem ter em comum com as mulheres citadas na Bíblia? O exemplo de muitas mulheres cujas vidas são descritas no livro dos livros, a Bíblia. Sem dúvidas, há muitas peculiaridades que são comuns às mulheres de hoje. Como elas, somos mulheres comuns, cuidamos de nossos filhos, vamos ao trabalho, executamos as mais diversas tarefas. Mas somos também mulheres que amam a Deus, discípulas de Jesus e sendo conduzidas pelo Espírito Santo em todo o tempo, de acordo com o ensino da Sua maravilhosa e atualíssima palavra.

Na marcante história descrita no livro de Rute, encontramos a importância da construção de relacionamentos para ganhar mulheres para Cristo.

Noemi e Rute: O Poder Incontestável de um Relacionamento Frutífero

A personagem bíblica Noemi nos evidencia o exemplo do poder do relacionamento, mesmo diante de uma situação de caos instaurado. O tempo de caminhada de Noemi e Rute permitiu a construção de um relacionamento com estabilidade e confiança, não somente com sua sogra no relacionamento pessoal, mas com o Deus Todo Poderoso, a fé de Noemi.

É fácil amar as pessoas quando as coisas vão bem: quando é verão e o fruto está na vinha, quando sua saúde vai bem, quando seus amigos são gentis e compreensivos com você, lhe amando também. Não é fácil quando os tempos são difíceis: quando é inverno e o vento frio sopra, quando a saúde é fraca, quando os amigos parecem não entender ou se importar, quando lhe decepcionam justamente quando mais precisa.

Certamente é inverno na abertura do livro de Rute. Noemi, a personagem central do livro de Rute, às vezes é chamada de a versão feminina de Jó. Ela perde tudo, de fato o livro se inicia com “uma fome na terra” uma frase carregada de simbolismo. Mas observe, no decorrer do livro, como a terra muda, assim como a mudança de pensamento pode acontecer através de relacionamentos saudáveis, e quando o coração é aberto ao Seu amor e começa, em resposta, a amar uns aos outros.

O Relacionamento é uma Chave Extraordinária de uma Aliança Inabalável

A vida de Noemi não foi fácil em Moabe. Ela teve que abandonar sua terra natal e viver em um país estrangeiro. Era uma mulher que amava sinceramente a Deus e seu povo; respeitava as leis e tradições. Mas, agora ela estava longe de tudo isso. Se você já teve que se mudar e se adaptar a um novo lugar, pode se identificar com a experiência que Noemi teve. Se isso não tivesse sido desafio suficiente, seu marido e filhos morreram. Lemos a história em Rute 1:3-5.

Mesmo quando as perdas e frustrações a levaram querer desistir do seu relacionamento com suas noras Orfa e Rute, o recomeço da sua história acontece através de uma aliança que havia se tornado inabalável. Rute 1:14,16-18 […] porém Rute se apegou a ela […] Disse porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. Onde quer que morreres, morrerei eu aí serei sepultada; faça-me o Senhor o que bem lhe aprouver, se outra coisa que não seja a morte me separar de ti. […] Vendo, pois, Noemi que de todo estava de resolvida a acompanhá-la, deixou de insistir com ela.

A sua declaração é uma aliança incontestável, forte e inabalável. O relacionamento de Noemi e Rute foi intenso e frutífero, a sua declaração de fé é a prova que haverá lindas surpresas de Deus quando anunciamos a Jesus Cristo.

Qual tipo de relacionamento você tem construído diariamente? Vamos refletir, diariamente nos relacionamos com mulheres inseridas em diferentes contextos e ambientes que frequentamos, você já pensou: quantas mulheres eu posso ajudar a conhecerem o amor de Deus?

Busque a construção de relacionamentos frutíferos diariamente compartilhando porções da palavra de Deus. Encorajo você a viver uma vida relacional, de modo que não perca a fragrância dessa rosa chamada relacionamento. Existem camadas no livro de Rute como as camadas das pétalas em uma rosa, cada camada exalando uma fragrância suave. A rosa irá desabrochar, proporcionando mais fragrância e beleza do que você jamais imaginou.

Reconhecendo as Manifestações de Deus através dos Relacionamentos

É notório que o relacionamento de Rute e Noemi gera inspiração e nos movimenta a ação de viver intensamente anunciando a Jesus a Cristo. Rute fez a escolha certa, foi servir ao Deus vivo e verdadeiro. Apesar do seu passado pagão, ela tornou-se uma adoradora do Deus verdadeiro. Não nos é relatado, quando, onde ou sob que circunstância isso aconteceu. Entretanto, sabemos que o seu relacionamento com Noemi foi de vital importância, pois durante o caminho a Belém, Rute deixou evidente a sua fé em Deus. Ela decidiu firmemente seguir ao Senhor, e identificar-se completamente com Seu povo quando disse a Noemi: … o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus… (Rute 1:16). Sem dúvida, sua decisão mais importante foi a de servir ao Deus verdadeiro, mudou a trajetória da sua história, sendo mencionada na genealogia de Jesus Cristo (Mateus 1:5).

Não existe terreno estéril, Deus plantou você nessa empresa, faculdade, bairro e nos diversos ambientes que fazem parte do seu cotidiano. Pare, reflita e observe o quanto você pode contribuir na história de milhares de mulheres ajudando a conhecerem o amor de Deus.

A marcante história de Noemi e Rute nos darão exemplos de que relacionamento é uma chave poderosa e para ganhar mulheres para Cristo. Queremos trazer a você a oportunidade de vivenciar algo extraordinário através da sua jornada de relacionamentos diários. Familiarize-se com o exemplo de Noemi e Rute, ao ponto de desejar descobrir de que maneira você pode ser fonte de benção onde Deus a colocou.

  • O segredo de uma vida relacional frutífera está em seu relacionamento pessoal com Deus;
  • Compartilhe a palavra de Deus com as mulheres que Deus coloca diariamente em sua vida;
  • Inspire-se a viver um relacionamento de comunicação amorosa, você é o testemunho vivo de sua fé pessoal em Jesus Cristo;
  • Ame as mulheres próximas a você e demonstre-lhes amor. Este amor está descrito em 1 João 4:7-8 “Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor procede de Deus e conhece a Deus. Aquele que não ama não conhece a Deus, pois Deus é amor”.

Na construção de relacionamentos, permita que Deus molde o seu caráter por meio do exemplo de mulheres singulares que estarão no seu caminho. Uma vida relacional envolve escolhas. Orfa não continua a sua história de relacionamento, porém Rute apega-se à oportunidade e continua a viver o recomeço de sua história. Podemos vislumbrar um mundo de possibilidades favoráveis. Não só pelos desafios da vida, mas também pela consequência que envolve cada escolha diária. Por isso, para decidir de maneira equilibrada e sábia – com relação à vida, os relacionamentos são imprescindíveis para ganhar mulheres para Cristo.

É possível ganhar mulheres para Cristo através dos nossos relacionamentos. Que os nossos olhos se voltem para o novo de Deus nessa jornada. Que maravilhosas surpresas de Deus lhe aconteçam na leitura desse artigo e você seja fortalecida na sua caminhada e viva ancorada na palavra de Deus.

Quando relacionamentos baseados nas escrituras acontecem e são praticados, milagres acontecem!
– A solidão é removida
– Estranhos tornam-se “família secundária”
– Você vê Deus mover-se transformando vidas
– O amor de Deus se aperfeiçoa em você através dos seus relacionamentos (I João 4:12)

Uma das imagens que se repetem no livro de Rute é a de mulheres preenchendo os seus braços vazios. Elas se chegam uma a outra oferecendo uma lágrima solidária, conselho sábio, palavras de esperança e fé, ou orações fervorosas. Encontramos na narrativa bíblica, às vezes, Rute literalmente preenchendo os braços vazios de Noemi, com grãos e finalmente um neto! Se levante hoje para preencher o coração vazio de mulheres com o amor de Deus através de relacionamentos frutíferos. Assim, ajudando milhares de mulheres a conhecerem o amor de Deus.

Você é amada do Pai e criada para um propósito. Somos únicas e temos diferenças, mas temos algo em comum: o incondicional e infinito amor de Deus. Então, chegou o momento de você, através da riqueza de relacionamentos frutíferos, ajudar milhares de vidas a conhecerem o Amor de Deus.

Nos planos divinos, a criação tinha um propósito, tudo foi criado para “(para louvor da sua glória)” (1 Coríntios 10:31), e hoje, mulher, você está lendo esse artigo com um propósito, você já descobriu? Sim, mulher, você tem um chamado para Servir no Reino de Deus. Junte-se a milhares de mulheres da Ufadville que, conduzidas pelo Espírito Santo e ancoradas na palavra de Deus, ajudam mulheres a seguirem a Jesus Cristo!

Por,

Flávia Santos
Pregadora, palestrante;
Formação: Bacharel em Teologia pela Refidim;
Pós-graduação em Pedagogia: Gestão e Docência pela PUC.