Artigos

Superando a necessidade de aprovação

Superando a necessidade de aprovação

O que é mais importante para você? Aprovação do homem ou aprovação de Deus?

“Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou procuro agradar a homens? Se eu ainda procurasse agradar a homens, não seria servo de Cristo.” (Gálatas 1:10)

Paulo nos alerta sobre o cuidado de buscarmos o favor dos homens, ou seja, agradar aos homens ao invés de agradar a Deus. Infelizmente, é extremamente comum deixar de lado algumas convicções, características e até desejos para querer agradar pessoas, moldarmos nosso caráter, opinião de acordo com algumas situações por medo de não sermos aceitos, aplaudidos ou celebrados.

Mas por que isso acontece? Necessidade de aprovação; o desejo de ser admirado, amado, popular, conhecido. É uma necessidade humana desejar ser amado e aceito por outros, porém isso começa a trazer problemas quando a vontade de agradar aos outros é tão forte que anula a sua identidade e desejos, com o objetivo de ser reconhecido.

É comum adolescentes, jovens terem essa necessidade, pois ainda não descobriram sua identidade, então são como a “maioria”, corte de cabelo, estilo de roupa, para serem aceitos pelo grupo que pertencem, muitas vezes negam até sua fé por medo da rejeição.

Há pessoas que são mentalmente escravas da aprovação dos outros, mas precisamos entender que essa necessidade paralisa, limita, incapacita, porque se não for validado deixa de fazer, servir, cuidar de outrem, caso não tenha o retorno necessário para alimentar sua necessidade.

Mas como superar isso?

Busque sua identidade em Cristo. Através de Jesus você tem valor

Somos criados à imagem e semelhança de Deus, amados, aceitos e perdoados por Ele, chamados e capacitados para cumprir o seu plano e propósito. Ei, você é filha amada, Ele formou você, conhece suas qualidades e fragilidades, Ele sabe quem você é, não se compare e não se enquadre em nenhum padrão fora da vontade do Senhor para ser aceita. Você é única!

Saiba qual é o seu propósito

O Senhor te criou para um propósito, mesmo conhecendo suas limitações. Independente da aceitação dos outros, viva para esse propósito. Quando você entende que está vivendo para fazer a vontade Dele, quando você tem convicção da sua missão, você não precisa se preocupar com a opinião dos outros. Paulo foi perseguido, preso, espancado, mas entendia o seu propósito, e viveu para agradar ao Senhor.

Fuja da necessidade de agradar a todos, não tenha medo da rejeição por uma causa maior, importa que você agrade Aquele que te escolheu. Jesus era perfeito, só fez o bem e mesmo assim foi rejeitado, não conseguiu agradar a todos, mas agradou ao Pai. “Pois desci dos céus não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.” (João 6: 38)

Por,

Juliana Farias
Esposa de Pastor Setorial em Joinville.
Secretária da Ufadville, pregadora e palestrante.