Artigos

Vencendo a autopiedade

Vencendo a autopiedade

Vivemos uma grande pressão para sermos cada vez melhores, produzirmos mais, termos destaque, sermos reconhecidos e até premiados em nossas áreas de atuação, sem contar as redes sociais que podem elevar ainda mais as cobranças internas e externas. Tudo isso pode desencadear em nós mecanismos de defesa nada proveitosos como a autopiedade.

A autopiedade é definida como um estado de vitimização que surge quando o indivíduo desenvolve uma grande dificuldade para administrar situações adversas, passando a se colocar no papel de coitado.

Trata-se de uma avaliação distorcida de si, que afasta o indivíduo de suas próprias capacidades e virtudes.  Ao colocar-se sempre como o “sem valor”, a pessoa acaba paralisada e entra em um estado de inércia.

Lendo a Bíblia, é possível encontrar vários exemplos de pessoas chamadas por Deus, porém a visão que tinham de si não tinha relação alguma com a visão de Deus sobre elas. Um exemplo encontramos em Juízes 6:12-15:

Então o anjo do Senhor apareceu a Gideão e lhe disse: “O Senhor está com você, poderoso guerreiro”. “Ah, Senhor”, Gideão respondeu, “se o Senhor está conosco, por que aconteceu tudo isso? Onde estão todas as suas maravilhas que os nossos pais nos contam quando dizem: “Não foi o Senhor que nos tirou do Egito?  Mas agora o Senhor nos abandonou e nos entregou nas mãos de Midiã”. O Senhor se voltou para ele e disse: “Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando? “Ah, Senhor”, respondeu Gideão, “como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família”.

No trecho mencionado, vemos que o Senhor se direciona a Gideão, declara que está com ele afirmando que ele tem a coragem de um grande guerreiro!

Gideão por sua vez, com a mentalidade deturpada e cheia de autopiedade, diz: “Ah, Senhor, todos nos abandonaram, até o senhor, que nos entregou nas mão dos Midianitas”. A autopiedade de Gideão fica evidente quando ele diz: “como posso libertar Israel? Meu clã é o menos importante de Manassés, e eu sou o menor da minha família”.

Já parou para refletir quantas vezes você se colocou na mesma condição? Deus direcionando o seu olhar para as qualidades/talentos que há em você e você com os olhos voltados para supostos defeitos?

Conflitos desviam o olhar do que importa!

O fato é que Gideão estava vivendo um conflito, mas Deus estava ali para garantir um recomeço.

Quem sabe assim como Gideão você sente pena de si mesma, pois passou por caminhos difíceis e se esqueceu que Deus deu a você estratégias! As lembranças ferem você e insistem em diminuir a sua visão do que realmente importa.

Devemos nos lembrar de que, assim como na vida deste personagem, também temos altos e baixos, mas poderemos sempre contar com aquele que diz: Não tenha medo.

Deus te fará enxergar o quanto é corajosa. O Senhor direcionará o seu olhar para seguir em frente, começar de novo, se perdoar e perdoar o outro e superar seus medos!

Com visão limitada, não conseguimos enxergar as maravilhas que Deus faz. Preferimos optar por caminhos diferentes do propósito de Deus para a nossa vida. Mas Deus quer curar você da autopiedade para que comece a desfrutar dos benefícios de filha e herdeira de um pai amoroso!

O que fazer para vencer a autopiedade?

Prefira ouvir a voz de Deus!

Gideão tinha estes pensamentos de si mesmo, e é possível inferir que tenha crescido com medo dos midianitas. Desde cedo ouviu que era o menor, e por isso tinha uma imagem distorcida de si.

O que precisamos entender é o que Deus pensa a nosso respeito. Ele pensa como pensava de Gideão. Deus tem pensamentos de paz, alegria e esperança sobre nós.

Por isso faça uma escolha diária por você mesma. Lute contra esses pensamentos destrutivos que não deixam você viver os propósitos de Deus!

Quando Gideão entendeu e passou a ouvir a voz de Deus, ele começou a agir como um guerreiro, lutou algumas batalhas e venceu, pois Deus já havia confirmado (Juízes 7:15-18).

Neste momento, já nem parecia o mesmo homem cheio de autopieade lá do começo da história. Quando ele trocou seus pensamentos de derrota por pensamentos sobre o que Deus dizia sobre ele, tudo mudou!

Se você quer ter resultados diferentes dos que você teve até agora na sua vida pessoal, profissional e ministerial, o que você precisa fazer é mudar seus pensamentos  e ouvir o que Deus está dizendo sobre você e para você!

Por,

Simone Alves Nunes Ferreira
Serva de Cristo e esposa de pastor;
Pedagoga;
Pós-graduada em Séries Iniciais e Educação Infantil com ênfase em Jogos e Brincadeiras Pedagógicas;
Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica e Institucional.