DINÂMICA – AS 4 ESTAÇÕES NA VIDA DA MULHER
Sugestão de texto bíblico: A história de Rute e Noemi
Materiais: Papel de seda de quatro cores diferentes e vibrantes (sugestão: verde, amarelo, rosa e vermelho), um pedaço grande rende 6 pedaços menores
Objetivo: falar e reforçar sobre como, independente de qual estação estamos vivendo, a presença de Deus é capaz de nos fortalecer e nos encorajar, pois Ele é poderoso para curar qualquer ferida. E que, a caminhada quando é compartilhada se torna mais florida.
Como fazer: Peça ajuda para distribuir os pedaços de papel já cortados. Não existe uma ordem de cores, distribua de forma sortida a fim de que fique bem colorido, cada irmã com um papel de uma cor. Em seguida, a ministração baseada na história de Noemi e Rute começa.
(peça para cada uma das mulheres imitar os movimentos que você está demonstrando com o papel em mãos)
Ordem das estações:
– Verão: tempo de frutificar; tempo de alegria e paz.
– Outono: período de perdas, período de lágrimas. E o outono deixa muitas marcas.
– Inverno: período de dor e angústia, um deserto na vida de Noemi; um tempo de feridas e incertezas.
Nesse momento enquanto você fala sobre ela estar despedaçada, vá rasgando o papel em partes menores.
(É importante que você deixe o Espírito Santo te guiar no momento de ministração da dinâmica, use a lealdade e a empatia de Rute para falar às mulheres sobre como a dor, quando é compartilhada, torna-se mais leve para carregar.
Diga para as mulheres trocarem entre si, os pedaços de papel rasgado, assim elas verão que os papéis em suas mãos tornam-se cada vez mais coloridos. E encoraje-as a falarem umas às outras como se fosse Rute falando para Noemi enquanto fazem isso.)
Fale para elas irem repetindo: “O teu Deus será o meu Deus”, “ a tua dor é a minha dor”, “tua ferida também é minha ferida”, etc.
–Primavera: o tempo de florescer. O tempo também da colheita. Para demonstrar que assim como Rute encontrou Boaz, um homem de Deus que a levantou e a ajudou, o Espírito Santo caminha conosco e nos faz florescer em meio às dores.
Nessa hora, peça a cada uma para juntar os papéis coloridos e aos poucos, irem formando uma flor, para sinalizar que independente das dificuldades, a primavera sempre chega.